Um marinheiro recrutado foi detido por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha após se passar por um fiscal de embarcações e receber dinheiro para que os responsáveis não fossem autuados na Praia da Sereia, localizada no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. O suspeito usava um documento de identidade da Marinha vencido desde o dia 08 de janeiro.
De acordo com informações da Prefeitura de Vila Velha, a ocorrência aconteceu na tarde de quarta-feira (15) após denúncias. Agentes da bike-patrulha se deslocaram para o local, onde localizaram o indivíduo em atitude suspeita.
Na ocasião, o homem estava utilizando um documento de identidade da Marinha vencido desde o dia 8 de janeiro, o que caracteriza contravenção disciplinar. Após a detenção, os agentes acionaram a Capitania dos Portos para fazer a escolta do militar.
Com o marinheiro foi encontrado um cinto tático, uma lanterna de choque e um bloquinho para fazer a fiscalização irregular. O suspeito, segundo a PMVV, é marinheiro recrutado pelo serviço militar obrigatório.
A Polícia Civil informou que a ocorrência ainda não chegou na Delegacia Regional de Vila Velha. O caso será investigado.
Em meio de nota, a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 1° Distrito Naval e da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que tomou conhecimento, na noite de quarta-feira (15), de uma ocorrência registrada pela Guarda Municipal de Vila Velha/ES, na qual um militar estaria atuando de forma irregular como Inspetor Naval da Capitania.
A Marinha do Brasil informa que iniciou a apuração da conduta do militar por meio de Procedimento Administrativo. Veja a nota na íntegra:
“A CPES esclarece que o trabalho de Inspeção Naval é realizado por equipes de militares qualificados, sempre em número de três componentes, onde são realizadas abordagens aos condutores de embarcações ou prestadores de serviço de transporte de passageiros ou apoio ao turismo. Durante a fiscalização, são verificados os aspectos documentais e de material de salvatagem das embarcações, visando garantir a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança do tráfego aquaviário e a prevenção à poluição hídrica causada por embarcações.”
Com informações da TV Vitória / Record TV.