Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar (PMES) a apreender materiais de rinha de galo em uma residência na comunidade do Córrego São Roque, em Jaguaré, na tarde desta quinta-feira (14).
De acordo com a PM, havia ao todo oito aves na residência. O morador estava trabalhando no momento em que a equipe chegou ao local, mas foi acionado para que acompanhasse a vistoria.
O homem entregou uma bolsa contendo diversos materiais para manejo dos galos, como seringa, tesouras, biqueiras e armações de buchas fabricados com tiras de borracha de câmara de ar, uma câmara de ar picotada, alicate, ampolas de medicação, barbante, lixa, sementes de girassol, medidor de ração e um saco contendo cinzas para tirar pevide (película que aparece na língua de algumas aves, e as impede de beber e de se desenvolver de forma natural).
Durante a vistoria, duas aves foram encontradas com indícios de maus tratos, despenadas e com lesões em várias partes do corpo, principalmente nos olhos, patas e bicos. Não foi encontrado nenhum animal silvestre na residência.
O homem recebeu voz de prisão por maus-tratos aos animais e foi conduzido, juntamente com os dois animais lesionados e os materiais apreendidos, até a Delegacia de Polícia Civil de Jaguaré.