Um morador de Cariacica caiu no golpe do ‘falso leilão’. O homem comprou um carro em um site especializado em leilões, em São Paulo, e, quando foi buscar o veículo, percebeu que se tratava de um golpe.
O caso aconteceu na semana passada. A vítima do golpe foi para São Paulo doar uma parte do fígado para a sobrinha de um ano e dois meses. Durante o período que esteve na capital paulista, o homem aproveitou para fazer a compra de um carro novo e procurou um veículo em site de leilão.
O rapaz deu o lance no valor de quase R$ 19 mil. O leilão se encerrou e a falsa empresa disse que ele ganhou na disputa pelo veículo. Foi então que começou a negociação para fazer o pagamento. No primeiro contato, a vítima sentiu que pudesse ser um golpe, mas decidiu dar continuidade na compra.
A falsa empresa mandou um contrato que, segundo ele, era bem detalhado. No contrato, também havia uma guia para fazer a retirada do veículo. A vítima saiu da capital paulista e foi para São Bernardo do Campo, onde pegaria o veículo. Para ir até o local, ele desembolsou R$ 100 na corrida com um motorista de aplicativo. Quando chegou ao local do combinado para fazer a retirada do veículo, percebeu que havia caído no golpe.
A vítima procurou a polícia paulista. Ele contou que o site do leilão é muito bem montado e aparece logo nas primeiras opções de busca. O site tem páginas de contato e de login e vende diversos itens, como máquina de tricô, apartamento, carros e até cama. Depois de ter descoberto o golpe e feito o boletim de ocorrência em São Paulo, a vítima foi bloqueada e não conseguiu mais contato com o site.
Apesar de ter ocorrido em outro estado, o tipo de golpe não é exclusivo para quem está fora. No Espirito Santo, somente neste ano, foram 1.314 reclamações de compras na internet, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Especialista reforça que em véspera de Natal as compras pela internet aumentam e, com isso, os golpes também. Por isso a população deve ficar em alerta.
A vítima que caiu no golpe do ‘falso leilão’ disse que está correndo atrás para recuperar o dinheiro e afirma que quer ver os criminosos presos.
*Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória/RecordTV