Uma mulher, que prefere não ser identificada, sofreu um golpe do Bolsa Família, um auxílio do governo federal. Os golpistas sacaram R$ 1,6 mil que estavam na conta da vítima. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), no bairro Planalto Serrano, no município da Serra.
À reportagem da TV Vitoria/ Record, ela conta que tudo começou depois de receber uma mensagem SMS repassada por celular pelos criminosos.
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Na mensagem, os golpistas se passaram pela Caixa e pediram uma atualização cadastral do Bolsa Família. Se não fizesse, teria o valor bloqueado.
Veja a mensagem recebida:
“Eu apertei a mensagem e estavam todos os meus dados no link. Eles pediram uma nova senha. Na primeira vez, a senha foi errada, mas eles enviaram de novo, e aí foi certa. Com isso, eles conseguiram sacar o meu dinheiro”, narra.
A vítima explicou que, depois de realizar o cadastro, em questão de minutos mais de R$ 1 mil desapareceu da conta.
“Eu comecei a tremer muito, a chorar, porque esse é um dinheiro que me ajuda muito. É o dinheiro de pagar todas as contas da casa, de comprar coisas para as crianças”, diz a vítima.
Desesperada, ela foi até a Delegacia Regional da Serra e fez o boletim de ocorrência. No local, foi orientada a ir até a uma agência da Caixa com o boletim para tentar reaver o dinheiro.
“Eu moro de aluguel, tem que pagar água, energia, são muitas contas todos os meses. Eu não gosto de deixar atrasar, imagina ficar sem energia nesse calor intenso”, descreve.
Traumatizada com o golpe, a mãe de quatro filhos fala que não vai mais clicar em nenhum link suspeito. “Vou falar para ninguém clicar nesse link, ele pode gerar mais prejuízos”.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso será investigado pelo 10º Distrito Policial da Serra e não há detalhes que possam ser divulgados no momento.
A reportagem entrou em contato com o governo federal e com a Caixa para saber o posicionamento perante ao golpe.
Por meio de uma nota, a Caixa Econômica Federal explicou que, aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas.
“Quando identificados casos suspeitos, o banco atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações que combatem tais ocorrências”.
O banco alerta para que o cliente esteja atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
“A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, login de usuário e senha. O ógão não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares)”, descreve.
Entretanto, os bancos já alertaram várias vezes para os usuários que não enviam e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando dados cadastrais ou até mesmo atualização de dados.
*Com informações dos repórteres Caio Dias e Suellen Araújo, da TV Vitória/Record
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