Moradores e comerciantes da região localizada nas proximidades da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Barro Vermelho, em Vitória, estão preocupados e assustados com a quantidade de assaltos. Os crimes acontecem durante a madrugada.
Em um dos casos, ocorrido no dia 27 de janeiro, um homem se pendurou em cabos para furtar fios de cobre. O vídeo foi registrado por uma pessoa que estava em um prédio nas proximidades do local.
Veja o vídeo:
Leia também:
> Falsa advogada acusada de golpe do emprego é presa em drive-thru na Praia do Canto
> Mulher é presa com arma de uso restrito em acampamento cigano
Em entrevista à TV Vitória, uma moradora, que reside no primeiro andar do prédio na frente de onde suspeito tentou roubar os fios, contou os momentos de tensão e medo que vivenciou.
“Uma vizinha me ligou falando para não sair na varanda porque o homem estava no local. Estava chegando ainda em casa e fiquei desesperada, pois deixo parte da janela aberta. Liguei para a polícia e para a equipe de segurança”, contou a mulher.
A moradora também afirma que, em outra ocasião, uma amiga teve o carro furtado em uma ocorrência na mesma rua. “Minha amiga dormiu aqui em casa e, de manhã, o vidro traseiro dela estava todo quebrado”.
E essas não são as únicas ocorrências: no início da manhã de quarta-feira (19), testemunhas narraram que flagraram um assalto. “Um homem estava voltando de um evento com a esposa, outra pessoa os abordou e eles foram roubados”.
As ocorrências aconteceram nas proximidades da DHPP. Mesmo com a presença da Polícia Civil na região, os criminosos não se intimidam. “É absurdo, nunca estive em um lugar que me senti tão insegura”.
O que diz a Guarda Municipal de Vitória?
Por meio de nota, a Guarda Civil Municipal de Vitória informou que atua incisivamente no combate ao furto de fios com patrulhamento preventivo 24h e ajuda da Central de Monitoramento, que conta com 1132 câmeras. Em 2024, 57 pessoas foram conduzidas à delegacia por este delito.
A Gerência de Inteligência informou que atua em outra frente ao levantar informações sobre o comércio de fios e colaborar com operações de outras forças de segurança, em busca de deter compradores desses materiais e subsidiar o fechamento de estabelecimentos comerciais.
Somente com a Polícia Civil, foram 19 operações conjuntas do ano passado. A mais recente foi na última sexta-feira (15), quando mais de 100 quilos de material foram apreendidos no bairro Grande Vitória.
O patrulhamento ostensivo é realizado 24h e planejado de forma estratégica, de acordo com os dados de registros criminais. No Barro Vermelho, em janeiro, foi registrado apenas um caso de roubo a pessoa, número bem inferior ao do ano passado, quando foram registrados 10. Já sobre os casos de furto a estabelecimento comercial também há apenas um registro em janeiro.
As lideranças comunitárias do bairro também podem participar das reuniões regionais que acontecem a cada 45 dias na prefeitura para apresentar as demandas.
O que diz a Polícia Militar
Já a Polícia Militar informou que na madrugada desta quarta-feira (19), dois suspeitos roubaram a bolsa de uma mulher e tentaram levar o celular de um amigo da vítima, no Barro Vermelho. Buscas foram realizadas, mas ninguém foi detido.
Por nota, a PM informou ainda que a área sob responsabilidade da 3ª Companhia do 1º Batalhão recebe patrulhamento constante, além de abordagens, ponto-base e cercos táticos.
Porém, reforça a importância da participação da população, por meio do Ciodes (190) em casos de flagrante ou situações suspeitas, ou do Disque-Denúncia (181).
*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/ Record