Polícia

Motorista acusado de atropelar e matar idoso em Iúna é denunciado por 5 crimes

O Ministério Público responsabiliza o suspeito por homicídio doloso, omissão de socorro e outros crimes. Caso será levado ao Tribunal do Júri

Foto: Câmeras de Segurança
Foto: Câmeras de Segurança

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou um homem acusado de atropelar e matar o idoso José Ivan de Andrade, de 61 anos, na manhã do dia 5 de abril deste ano, em Iúna, no Caparaó capixaba. Ele vai responder por cinco crimes.

A Promotoria de Justiça pede que o acusado, que não teve o nome divulgado, seja julgado pelo Tribunal do Júri e continue preso preventivamente.

Na denúncia, o MP responsabiliza o homem por homicídio doloso, omissão de socorro, direção sob efeito de álcool, condução de veículo sem habilitação válida e fraude processual.

LEIA TAMBÉM:

O acidente aconteceu por volta das 7h, quando José Ivan caminhava com um guarda-chuva à beira da pista, em um trecho da Avenida Amintas Osório de Matos.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um veículo BMW prata atinge o pedestre pelas costas, arremessando-o ao chão. O veículo logo depois passa por um quebra-molas e sai do local.

Veja o vídeo:

Quando policiais militares chegaram ao local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava prestando os primeiros atendimentos a uma mulher, de 46 anos, mas José Ivan já estava morto.

Dois homens que estavam no local relataram aos militares que o carro envolvido no atropelamento seria um Honda da cor preta, que era conduzido pela mulher que estava sendo atendida pelo Samu. A mulher é esposa de um desses homens.

Policiais foram atrás das câmeras

Ao verificarem a região do atropelamento, os PMs verificaram que nas proximidades havia câmeras de videomonitoramento e conseguiram acesso às imagens.

Através da análise da gravação, os policiais descobriram que o carro que atingiu o pedestre não era um Honda preto, mas sim um veículo prata sedan.

Os militares já estavam com uma informação de que o marido da mulher atendida pelo Samu possuía uma BMW sedan prata. Ao ser questionado novamente sobre a sua versão dos fatos, ele manteve o posicionamento anterior.

BMW foi encontrada com danos no capô e para-brisa

A PM insistiu na investigação e perguntou onde a BMW estava. Ele revelou que estava em casa, no distrito de São Francisco, em Ibitirama, município vizinho. Os militares foram ao imóvel e encontraram o veículo com avarias no capô e também no para-brisa.

Já no Hospital Santa Casa, para onde a mulher havia sido levada pelo Samu, os policiais disseram a ela sobre as imagens das câmeras e a mulher acabou revelando detalhes do atropelamento e morte.

Segundo a mulher, ela estava em casa vendo televisão quando o marido ligou pedindo a sua companhia para levar um amigo em casa. Ela foi e, quando trafegavam pela Avenida Amintas Osório de Matos, na BMW prata, o pedestre foi atropelado.

A Polícia Militar, em informações passadas para a reportagem, diz que a mulher confessou que o marido era o motorista e que, após o atropelamento, eles foram imediatamente para casa para trocar de carro, não prestando socorro à vítima.

Motorista da BMW é reprovado no elitômetro

O homem, mesmo negando ser o condutor, foi submetido ao teste do etilômetro, que deu positivo. A PM revelou que ele estava com a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) vencida desde 11 de dezembro de 2023.