Polícia

Motoristas de aplicativo criam rede para proteção contra assaltos e agressões

Os profissionais cadastrados recebem treinamentos que ajudam a inibir a ação criminosa

Foto: Reprodução TV Vitória

Os motoristas de aplicativos estão com muito receio por causa do grande número de agressões e furtos realizados enquanto trabalham. Com medo, muitos estão abandonando a atividade. Quem continua, busca meios para inibir a ação dos criminosos. 

Na tentativa de ajudar e de se proteger, o motorista Marcio Lima juntou-se a outros trabalhadores e, juntos, criaram o Clube dos Motoristas, e uma ferramenta para o compartilhamento de informações para a segurança dos profissionais. 

“É uma união. O maior erro do motorista é ele mesmo e a sua falta de informação. É achar que está em uma área tranquila e não estar”, explica Marcio Lima. 

Ele explica que não se trata de um sistema próprio, mas sim da utilização de ferramentas já existentes que contribuem para a segurança. Além disso, os motoristas cadastrados recebem treinamentos que ajudam a inibir a ação criminosa. 

“Através de informação, baseada em estatísticas corretas, damos treinamento, que eleva o nível de cada motorista e os trazemos para uma rede de automonitoramento. Essa rede engloba processos de segurança e de tecnologia”, completa Marcio Lima. 

Segundo o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo do Espírito Santo (Amapes), Luiz Fernando Muller, vários trabalhos estão sendo feitos na tentativa de ajudar os profissionais. “Há projetos para que as operadoras ofereçam mais segurança para os motoristas e passageiros”. 

Desistência  

Enquanto nenhuma solução efetiva é encontrada, muitos motoristas estão deixando a profissão. “Os assaltos estão mais violentos e os motoristas estão assustados. Vários estão desistindo da profissão”, afirma Luiz Fernando Muller.  

Para motoristas e passageiros vale sempre o cuidado e atenção. “Quando fizer algum chamado à noite, não deve ficar na rua. Não faça chamada para terceiros. Evite ficar em lugar escuro. Procure sempre comunicação com o motorista antes de entrar no carro”, orienta o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo . 

Com informações de Douglas Camargo, da TV Vitória/ RecordTV