O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) instaurou um procedimento cível para apurar a morte de Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, que foi vítima de agressão em uma escola em Ibatiba, no Sul do Estado.
O MPES informou, em nota, que está acompanhando as investigações realizadas pela Polícia Civil, e que recebeu demanda do Conselho Tutelar. O Ministério afirma, também que vai adotar as providências necessárias, inclusive possíveis responsabilizações.
Leia também:
Criança morta após agressão em escola teve vértebra quebrada, diz família
Mãe de menino morto após agressão em escola diz que filho sofria bullying
Criança de 10 anos morre após agressão em escola no Sul do ES
O procedimento cível é uma apuração realizada pelo próprio MPES para investigar delitos cometidos na esfera cível.
Após ouvir o depoimento das pessoas envolvidas, um promotor de Justiça do MPES poderá ingressar com uma ação, na esfera cível da Justiça, pedindo a punição dos envolvidos por irregularidades verificadas.
Veja a nota na íntegra:
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ibatiba, se solidariza com a família da vítima e com a sociedade em razão do ocorrido e informa que já está acompanhando as investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Civil. Informa também que recebeu a demanda do Conselho Tutelar, já instaurou procedimento cível e já está apurando os fatos, para adotar todas as providências necessárias, inclusive possíveis responsabilizações.
“Meu mundo despencou”, diz mãe de menino de 10 anos que foi agredido por dois alunos mais velhos
Luiz Fernando de Souza Verli teria sido agredido por dois alunos mais velhos na última segunda-feira (9). O menino de 10 anos teve fraturas nas vértebras e complicações nos rins.
A irmã de Luiz Fernando estava na escola e contou que viu ele sendo agredido. De acordo com a família, ela avisou à diretora, que não teria impedido as agressões. A família afirma que a escola não avisou sobre o acontecido.
O garoto foi levado duas vezes para o pronto-socorro pela mãe. Após passar pelo raio-x, os médicos identificaram a lesão na vértebra. Por conta da gravidade, ele foi transferido para um hospital em Vitória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta quinta-feira (12).
A Polícia Civil disse que investiga o caso. A Câmara de Vereadores da cidade emitiu uma nota de pesar e decretou luto de três dias. Informou ainda que já foi solicitado que a Comissão de Educação do Legislativo apure o ocorrido.
A Prefeitura de Ibatiba se manifestou pelo falecimento de Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos, vítima de agressão na Escola Municipal Eunice Pereira Silveira. Em nota, repudiou qualquer ato de violência e assegurou que está apurando o caso, comprometendo-se com a justiça.
“Decretamos luto oficial por 3 (três) dias no município de Ibatiba em memória do estudante Luiz Fernando de Souza Verli. As equipes das Secretarias de Educação e de Assistência Social estão prestando todo o suporte necessário à família neste momento difícil”, informou em nota.
O sepultamento aconteceu na manhã de sábado (14), em Ibatiba. A mãe da criança lamentou a perda e destacou que seu filho já era alvo de bullying devido a condições pré-existentes, como epilepsia e uma alteração em um dos olhos.
Veja o depoimento da mãe da criança agredida:
“Perder um filho é como tirar um pedaço da gente. Quando a médica falou… meu mundo despencou”, disse a mãe.