Policiais militares apreenderam, na tarde de quarta-feira (29), em Jardim da Penha, Vitória, materiais que seriam utilizados na aplicação de um golpe, que se vale da entrega de uma caixa de bombons para tentar tirar dinheiro da vítima.
Foram apreendidas uma motocicleta, três máquinas de cartões de crédito, duas baterias extras para as máquinas, além de uma mochila de entregador e uma caixa de bombons. O suspeito de tentar aplicar o golpe conseguiu fugir.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O caso aconteceu por volta das 14 horas, quando um homem entrou em contato com uma equipe da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar, informando que estava tentando fazer um flagrante de um suspeito, que estaria aplicando golpes em moradores do bairro há alguns dias.
O homem contou aos policiais que a mãe dele havia sido vítima dos golpistas poucos dias antes. Na ocasião, o criminoso teria passado um valor de R$ 6 mil no cartão de crédito dela.
Segundo ele, um indivíduo fez contato com sua mãe e disse que ela teria ganhado uma caixa de bombons de uma famosa empresa de chocolates. No entanto, para receber o brinde, ela precisaria apenas pagar a taxa de entrega quando o motoboy chegasse com os chocolates em sua residência.
A mulher teria concordado e feito o que foi solicitado. No entanto, percebeu depois que o suposto motoboy havia passado os R$ 6 mil em seu cartão.
O homem ressaltou também que o criminoso oferecia uma máquina para o cliente digitar a senha, mas, imediatamente após a senha ser digitada, ele pedia desculpas e dizia que havia se enganado e que, na verdade, o aparelho para cobrança seria outro.
Já na segunda máquina, ele fazia a devida cobrança da taxa de entrega. No entanto, na máquina anterior ele já teria digitado um valor muito acima do combinado, momento em que ocorria o golpe, já que o cliente não tinha acesso à via emitida na primeira máquina.
Golpista tentava fazer outra vítima quando PM foi acionada
Ainda segundo o cidadão, naquele momento o suspeito havia feito contato com uma outra parente dele e estava no endereço dela para fazer a suposta entrega do brinde. Os policiais, então, seguiram até o local, mas o suspeito já tinha se evadido.
Segundo o homem que chamou os PMs, ele próprio tentou deter o suspeito, que, ao perceber que a polícia tinha sido acionada, conseguiu fugir com um comparsa, na garupa de outra motocicleta.
Com a fuga, o criminoso acabou deixando para trás a moto que ele próprio conduzia, além de uma mochila de motoboy, uma faixa reflexiva, as três máquinas de cartões de crédito, as baterias e a caixa de bombons.
No local, outros moradores se apresentaram aos policiais como vítimas do golpe. Em contato com a equipe de videomonitoramento do município, os militares identificaram a placa da motocicleta que deu fuga ao suspeito.
Buscas foram realizadas nos endereços levantados quanto à possível localização dos suspeitos, mas eles não foram encontrados. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de Vitória.