O titular da Delegacia de Homicídios de Vitória, Marcos Vinicius, que presidiu o inquérito sobre a morte dos irmãos no dia 25 de março deste ano, no Morro da Piedade, em Vitória, denunciou dez pessoas ao Ministério Público. Desses acusados, Mauridi de Oliveira Lemos é uma das pessoas que continua foragida.
De acordo com o delegado, Mauridi tem 70 anos e é avó de outros acusados de envolvimento no assassinato dos irmãos Reis. “Essa senhora é avó de quatro dos envolvidos, e ela continuou morando no Morro da Piedade. A participação dela era no seguinte sentido: ela passava informações para os netos que estão envolvidos nas mortes sobre a localização dos criminosos rivais para que a quadrilha fosse ao local. Porém, uma dessas informações, e que nós acreditamos que uma delas tenha sido errada, não conseguimos comprovar isso, mas acreditamos que tenha sido, levou a morte de dois inocentes”.
“Os criminosos foram denunciados e o processo está em andamento aguardando os trâmites legais. Com relação as pessoas efetivamente presas por envolvimento nesses crimes, já são sete pessoas. Nós apuramos o envolvimento de nove, dois continuam foragidos, porém, nós estamos juntamente com a Polícia Militar (PM) trabalhando para localizar esses elementos. Nós vamos localizá-los”.
Veja o que o delegado disse durante a entrevista:
Prisão
Gean Gaia de Oliveira, o “Chocolate”, de 31 anos, foi preso no Morro da Capixaba, região vizinha ao Morro da Piedade, em Vitória. Ele é a sétima pessoa presa, suspeita de envolvimento no duplo homicídio dos irmãos Juan e Damião Reis. De acordo com a Polícia Civil, Gean teve participação como executor do crime. Ao todo foram quase oito meses de investigação.
Gean foi localizado e preso pela Polícia Militar após denúncia anônima. Ele estava na companhia de um suspeito de tráfico de drogas, preso em flagrante, identificado como Josenilton Marcolino Corrêa, de 32 anos. Com a dupla, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 12, duas pistolas, 9 milímetros e ponto 40, e dois coletes.
Um desses coletes possui uma identificação que seria da Secretaria de Estado da Justiça, a Sejus. O secretário de Estado da Segurança Pública, Nilton Rodrigues, gravou entrevista falando detalhadamente desta apreensão e informando que a real procedência do suposto colete da Sejus será investigado Investigado.
De acordo com a Sesp, Gean e Josenilton são suspeitos de atuarem no tráfico de drogas no Morro da Capixaba. Na operação que prendeu a dupla, Gean tentou fugir, mas não resistiu à ação quando foi cercado por policiais militares. Eles não foram apresentados na Sesp, no momento da coletiva já haviam sido encaminhados ao sistema prisional.
Suspeitos armados em São Benedito
Na primeira quinzena de outubro deste ano, a TV Vitória divulgou em primeira mão, imagens de suspeitos ostentando armas de fogo, em plena luz do dia, após um baile funk encerrado no final de uma madrugada, no Morro São Benedito, também na Capital.
DPM na Piedade
O secretário Nylton Rodrigues disse em entrevista que o novo Destacamento da Polícia Militar, o DPM, no Morro da Piedade, deve começar a funcionar ainda este ano. A expectativa dele é que a primeira etapa da obra do DPM, dividida em duas, seja encerrada antes do fim de dezembro. Na gravação o secretário fala do quantitativo de militares que atuarão na unidade e com o que o DPM vai contar, em termos de aparato. Atualmente, o Morro da Piedade já conta com policiamento de domingo a domingo, 24 horas por dia, de acordo com a Sesp.
Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória!