Uma mulher foi flagrada pela câmera de segurança da Câmara de Vereadores de Guaçuí, furtando plantas do canteiro do centro da cidade. As imagens já foram entregues para a Polícia Civil do município e foi confeccionado um boletim de ocorrências, e assim que identificada, ela poderá responder pelo crime de furto.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, o furto de planta é um crime como outro qualquer da mesma natureza. “No vídeo, é possível ver a pessoa pegando as plantas na maior naturalidade, como se fosse algo natural. Mas, isso é crime e a Prefeitura gasta para manter os canteiros e deixar a cidade cada vez mais bonita, além do desperdício de mão de obra, já que os funcionários perdem horas de serviço replantando o que furtam dos canteiros”, explica.
As imagens mostram que o furto em questão ocorreu no dia 29 de setembro. A mulher que sai do prédio da Prefeitura, onde também fica a sede do Legislativo e furta plantas da espécie sumpatiens. Segundo a Secretaria, já foram furtadas, dos canteiros da área central, mais de 200 plantas da mesma espécie.
Martins esclarece que as pessoas precisam entender que o furto de plantas é crime. “O furto das plantas nos canteiros públicos é crime, e quem comete um crime deve pagar por ele, se houver provas. Então, resolvemos registrar o boletim de ocorrência. E se tivermos outros flagrantes, vamos registrar outras ocorrências”, completa.