Veja o vídeo

Mulher é presa no ES em operação contra exploração da prostituição

A ação teve como objetivo reprimir os crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de casa de prostituição

Ponto prostituição
Operação "Adsumus". Foto: Divulgação/Sesp

Uma mulher de 42 anos foi presa em flagrante durante uma operação em estabelecimentos para reprimir a exploração de prostituição em Ibatiba e Irupi, na Região Serrana do Espírito Santo.

A Operação “Adsumus”, realizada na sexta-feira (14), identificou novos pontos de prostituição. A ação contou com 22 policiais civis e militares, e teve como objetivo reprimir os crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de casa de prostituição.

Segundo o delegado-chefe da 8ª Delegacia Regional de Ibatiba, Bruno Alves, a ação investigou e constatou que dois pontos, que haviam sido interditados na primeira fase da investigação, voltaram a funcionar, além da criação de novos pontos.

A investigação identificou que alguns dos locais interditados voltaram a funcionar, além da abertura de novos pontos de prostituição na região. Essa reincidência reforça a necessidade de uma atuação rigorosa para coibir essas práticas ilícitas, explicou o delegado.

A polícia fiscalizou oito estabelecimentos interditados na primeira fase da operação, sendo constatado que um desses estabelecimentos voltou a funcionar com uma nova administração.

LEIA TAMBÉM:

A operação ainda detectou que outros três novos pontos de prostituição foram criados: dois em Ibatiba e um em Irupi. Além disso, foi constatado que uma mulher de 36 anos, que já é investigada em processos criminal e cível, abriu dois desses novos pontos de prostituição identificados pela polícia.

O delegado informou que uma mulher de 42 anos foi presa em flagrante durante a ação.

“A prisão foi ratificada pela Central de Teleflagrantes pelo crime previsto no artigo 229 do Código Penal. A detida é companheira da mulher de 36 anos e atuava como interposta pessoa na prática dos crimes investigados”, explicou o delegado.

Bruno Alves destacou que a operação também teve como objetivo fiscalizar o cumprimento das interdições já determinadas e verificar possíveis novas infrações.

A atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público é fundamental para impedir que essas atividades ilícitas continuem a operar, trazendo riscos à segurança pública e favorecendo outros crimes na região, destacou o delegado.

VEJA O VÍDEO:

A operação possui este nome devido ao significado da palavra “Adsumus”: estamos presentes em latim, e que simboliza a atuação das forças de segurança no combate à exploração da prostituição.

As provas apresentadas na operação serão levadas ao Poder Judiciário. A operação foi acompanhada pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Ibatiba.