Polícia

Mulheres denunciam golpe que oferece fraldas grátis para grávidas

Conhecido como "golpe da fralda", criminosos utilizam a imagem de celebridades, como a influenciadora digital Viih Tube

Foto: Montagem / Folha Vitória

A chegada de um bebê causa uma transformação na vida dos casais, principalmente das mulheres. Além da emoção e da felicidade com o novo membro da família, há também muita preocupação, principalmente com os gastos para garantir o conforto da criança. 

É por isso que uma ajuda é sempre bem-vinda, principalmente quando se trata de itens de primeira necessidade para o bebê, como as fraldas. E é neste ponto que golpistas têm agido para enganar gestantes pela internet. 

Conhecido como “golpe da fralda”, criminosos estão utilizando a imagem de celebridades, como a influenciadora digital Viih Tube, como uma garota propaganda para uma famosa marca de fraldas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em outros vídeos, algumas supostas mães também ensinam os seguidores a conseguirem os produtos gratuitamente, o que também faz parte da armação. 

No golpe, o criminoso informa que basta responder um quiz enviado por ele para receber um kit de fraldas grátis. Após concluir o teste, o golpista pede para a vítima depositar uma quantia em dinheiro, que seria o valor do frete para a entrega dos produtos.

É neste momento que o golpe é concluído, uma vez que a vítima deposita a quantia, mas não recebe os produtos. 

Golpes viralizaram

Por conta das denúncias, alguns criadores de conteúdo passaram a produzir vídeos para alertar os seguidores sobre o golpe das fraldas. Em um deles, publicado no YouTube, algumas mulheres dividiram suas experiências. 

“Ainda bem que vim pesquisar antes de fazer o Pix”, diz uma internauta. “Quase fiz o Pix do frete”, revela outro. 

O problema chegou a uma proporção tão grande, que a própria Pampers, marca cujo nome foi o mais utilizado pelos golpistas, chegou a publicar um pronunciamento nas redes sociais. 

Na publicação a marca deixa claro que não realiza nenhum tipo de sorteio ou promoção para os seguidores nas redes sociais. 

“A Pampers NÃO realiza quiz, sorteios ou enquetes que premiam o participante via rede social! A única promoção vigente no momento é a Experimente Grátis, através do site oficial experimentepampers.com.br. Não clique, compartilhe dados ou participe de promoções em nome de Pampers que não seja publicada pelo perfil verificado: @pampersbrasil. Caso receba esse tipo de promoções fakes, denuncie”, informou a Pampers em pronunciamento. 

Nos comentários da publicação, diversas mulheres denunciam terem sido vítimas do golpe, tendo depositado o dinheiro do suposto frete para receberem as fraldas.

“Poxa vida, fiz um pix de R$ 47 de frete para receber o kit ontem, meu Deus, fui enganada”, relata a internauta Mariana Gonçalves.

Outra que também disse ter caído no golpe foi Luana Almeida. Além do dinheiro, ela agora está preocupada com o fato de ter fornecido os dados para o golpista:

“Eu também! Acabei de fazer o pagamento e só tive a ideia de ver o insta da Pampers agora. Estou tão chateada comigo mesma. Preocupada porque forneci os meus dados”, disse.

A internauta Estefane Portugal ficou revoltada por ter sido vítima dos estelionatários:

“Que raiva. Acabei de fazer o Pix. Agora achando que tinha ganhado pacote de fraldas grátis”, disse.

Já Sharlienne Farias revelou que desconfiou no final do quiz e não foi vítima dos criminosos:

“Eu respondi e coloquei meus dados naquela porcaria, só que na hora do Pix veio uma luz e eu fui analisar o copia e cola, e não continha o nome da Pampers. Lamento em quem perdeu o dinheiro”, disse.

Polícia orienta a registrar o caso

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que não é possível informar se há investigações em andamento sobre este tipo de crime no Estado, uma vez que em casos que não há prisão em flagrante, a vítima deve realizar um boletim de ocorrência. 

LEIA TAMBÉM: PM baleado na Serra segue internado e precisa de doação de sangue

Entretanto, a Polícia Civil informou que o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) comporta dados de estelionato de forma geral, não havendo discriminação por tipo de golpe.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.