Polícia

Não é a Jamaica: tecnologia ajudará a conter uso de drogas nas praias da GV

Câmeras de monitoramento das orlas de Vitória, Vila Velha e Serra serão acompanhadas por policiais que acionarão os parceiros que estão nas ruas em caso de suspeita

Na orla da Serra, nove câmeras auxiliarão a polícia a encontrar usuários. Foto: ​Divulgação/prefeitura

A preocupação com o consumo de maconha nas areias durante o verão atinge as principais praias da Grande Vitória. A fim de conter o uso da droga durante a estação, as prefeituras da Serra, de Vila Velha e da capital Vitória farão uso da tecnologia para a fiscalização das orlas.

Na Serra, por exemplo, nove câmeras vistoriaram as praias de Jacaraípe, Nova Almeida e Manguinhos. Policiais vão observar tudo o que é transmitido na Central de Monitoramento; caso haja algo suspeito, PMs que estão nas ruas serão acionados.

Em Vila Velha, o monitoramento por vídeo também é complementado por policiais a pé, de bicicleta e de triciclos. Todos com o objetivo de conter o uso de maconha nas areias.

Na capital a situação não é diferente. Por isso, segundo a Guarda Municipal, a orla de Camburi ganhará policiamento a pé e também na areia, além de ser monitorada pelas câmeras. 

No Brasil, segundo versa o artigo 16 da Lei n.º 6.368, de 21 de outubro de 1976, é proibido “adquirir, guardar ou trazer consigo, para uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”, sob pena de detenção – de seis meses a dois anos – e pagamento de multa.