Polícia

Armas e pássaros em risco de extinção são apreendidos em Guaçuí

A apreensão aconteceu em uma casa na localidade de São Romão, na zona rural do município

Foto: Polícia Militar Ambiental

Aves e pássaros silvestres foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental, juntamente com uma equipe K9 do 3° Batalhão de Polícia Militar, em uma casa na localidade de São Romão, na zona rural do município de Guaçuí, no Sul do Espírito Santo.  

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Na residência, os militares flagraram a manutenção de oito aves e pássaros silvestres em cativeiro: três coleiros, três papagaios-chauás e dois trinca-ferro, sendo as duas últimas espécies citadas na lista estadual oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção, conforme o Decreto Estadual 5237-R/2022, todos sem autorização do órgão ambiental competente. 

Os policiais constaram ainda a posse irregular e ilegal de armas de fogo, munições, artefatos de caça, além de um couro de jacaré abatido.

As armas, munições e demais materiais apreendidos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Judiciária de Alegre, onde os responsáveis irão responder pelos atos ilícitos praticados, conforme o Art. 12 da Lei Federal 10.826/03, com pena de detenção de um a três anos, e multa, além de responder por crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

A polícia destaca que denúncias devem ser realizadas através do disque-denúncia 181, ou pelo site.