Polícia

Falas racistas: jovens de Linhares que gravaram vídeo são indiciadas pela polícia

Segundo a Polícia Civil, as três prestaram depoimento nesta segunda-feira (08) e manhã de terça (09); caso gerou revolta nas redes sociais

Foto: Reprodução

Uma jovem, de 19 anos, e duas adolescentes, de 17 anos, de Linhares, no Norte do Espírito Santo, que publicaram um vídeo com falas racistas no TikTok, foram indiciadas pela Polícia Civil. Uma foi enquadrada pelo crime de racismo e as duas adolescentes por ato infracional semelhante ao mesmo crime.

No vídeo, as jovens aparecem conversando e, em diversos momentos, se dirigem a pessoas negras de forma preconceituosa, com falas como “amizade com preto não vale nada” ou “pelo menos não fui enganada por um preto”. Veja o vídeo: 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A publicação causou revolta nas redes sociais e o caso ganhou grandes proporções, parando inclusive em noticiários nacionais. 

Segundo a Polícia Civil, após receberem informações sobre o caso eles deram início às investigações. O vídeo gravado pelas jovens e todas as reportagens veiculadas na imprensa foram anexados à investigação.

Jovens ficaram em silêncio durante interrogatório 

As jovens foram identificadas e intimadas a comparecer na delegacia para serem interrogadas. Durante o depoimento, as duas adolescentes, de 17 anos, e a de 19 anos foram orientadas pelos advogados a permanecerem em silêncio.

Além disso, os membros do movimento negro de Linhares e pessoas da comunidade também foram ouvidas e passaram o entendimento sobre a situação. 

A investigada de 19 anos foi indiciada pela prática de crime de racismo, crime com pena de 2 a 5 anos de prisão. As duas adolescentes foram indiciadas por ato infracional análogo ao crime de racismo. 

O inquérito foi concluído e encaminhado à Justiça.

LEIA TAMBÉM: Homens são assassinados a tiros dentro de carro na Serra