Polícia

Polícia prende envolvidos na morte de vigilante em trilho de trem na Serra

Segundo a Polícia Civil, o mandante do crime, mais conhecido como “Cabeludo”, segue foragido. Crime foi registrado em outubro de 2023, em Central Carapina

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Sesp
Gustavo Santos Barbosa, de 21 anos, e Josué Gonçalves de Oliveira, de 29 anos

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 21 e 29 anos, responsáveis pela morte do vigilante Vanderli Ferreira Costa, de 37 anos, morto no momento em que trabalhava na linha férrea da mineradora Vale. O crime foi registrado em outubro de 2023, no bairro Central Carapina, na Serra. 

Os presos foram identificados como: Gustavo Santos Barbosa, de 21 anos, e Josué Gonçalves de Oliveira, de 29 anos. O mandante do crime, conhecido como “Cabeludo”, de 42 anos, segue foragido. 

Foto: Divulgação/Sesp
Josué Gonçalves de Oliveira, de 29 anos. O mandante do crime, conhecido como “Cabeludo”, de 42 anos, segue foragido

Leia também: 

Homem é morto no quintal da casa da tia antes de viajar a trabalho

Homem é preso após espancar idoso no Terminal de Vila Velha

> Após restrição, 5 distribuidoras da Serra são fechadas por descumprirem nova regra

Durante uma coletiva, realizada nesta terça-feira (14), a Polícia Civil divulgou imagens da vítima chegando ao local do crime. 

Veja as imagens: 

Como o crime foi registrado? 

Segundo investigação da Polícia Civil, no dia do ocorrido, o mandante do crime determinou que os outros envolvidos fossem até a linha do trem com o intuito de roubar coletes e possíveis armas do vigilante, que estava com um colega. 

"Com o objetivo de assustar ele, com a possível rendição dos dois, porém, esse disparo atingiu a janela do motorista e atingiu a parte esquerda da cabela da vítima. Fazendo com que ela fosse a óbito no local uma hora após o disparo", explica o delegado titular da DHPP da Serra, Rodrigo Sandi Mori

De acordo com as investigações, Vanderli foi alvejado enquanto estava em um carro de escolta na linha férrea. 

Após o disparo, os suspeitos fugiram acreditando que o colega da vítima revidaria. Imagens capturadas por câmeras do local mostram Vanderli conduzindo o veículo pouco antes de ser atingido. O trem que ele deveria escoltar passou pelo local momentos após o crime.

O local onde o crime ocorreu é conhecido pela dificuldade de acesso e por registros de outras ocorrências de violência. Vanderli, inclusive, já havia sido vítima de um assalto no mesmo local.

Além da prisão dos dois homens, um adolescente também foi apreendido por envolvimento no caso. Para elucidar o crime, três perícias foram realizadas no local.

André Barbosa, conhecido como "Cabeludo", de 42 anos, apontado como mandante do crime, segue foragido. A polícia intensifica as buscas e solicita que informações sobre o paradeiro do suspeito sejam repassadas pelo Disque-Denúncia 181.

O caso segue em investigação, e novas atualizações devem ser divulgadas conforme o andamento das buscas pelo mandante.

*Com informação do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/ Record