Polícia

Morte no Sambão: suspeito de atirar tem 17 anos e foi apreendido em motel de Cariacica

O adolescente, segundo a Polícia Civil, é suspeito de efetuar o disparo que vitimou o jovem Pedro Henrique Crizanto, de 20 anos

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem / Folha Vitória

*CORREÇÃO: inicialmente, a Polícia Civil do Espírito Santo informou que o local onde o suspeito foi apreendido seria um hotel, mas em coletiva, a Força de Segurança atualizou a informação e comunicou que encontrou o jovem em um motel.

O suspeito de atirar e matar o jovem Pedro Henrique Crizanto, após uma briga generalizada durante os ensaios técnicos no Sambão do Povo, em Vitória, foi encontrado na madrugada desta sexta-feira (3), em Cariacica

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a Polícia Civil, trata-se de um adolescente de 17 anos, que foi apreendido pelo Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), dentro de um motel, localizado no bairro Rio Branco. 

Ainda de acordo com a Polícia, o adolescente estava acompanhado da namorada de 15 anos. O suspeito estava desarmado, mas com várias munições e não resistiu à tentativa de prisão. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Homicídios. 

A Polícia Civil destacou que assim que teve ciência do fato, iniciou uma série de apurações, através da Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, que conseguiu identificar e qualificar o suspeito. 

Pedro Henrique, de 20 anos, é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha. Ele foi morto a tiros após uma confusão durante o ensaio técnico da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), no final da noite de quarta-feira (1º). 

Mais cedo, o governador do Estado, Renato Casagrande, confirmou que o principal suspeito de envolvimento no caso havia sido detido. Ele destacou o empenho das forças policiais em encontrar os envolvidos no crime. 

Mais informações sobre o caso serão apresentadas pela polícia ainda na manhã desta sexta-feira (03), na Chefatura de Polícia Civil.

Prefeitura diz que patrulhamento foi reforçado

Em nota, a Secretaria de Segurança Urbana (SEMSU) informou que a Guarda Municipal foi acionada e que em menos de dois minutos os agentes chegaram ao local.

Segundo a prefeitura, em virtude dos ensaios técnicos no Sambão do Povo, o patrulhamento no local foi ampliado e intensificado. As viaturas estão estrategicamente posicionadas no início e no final do Sambão.

"Além disso, agentes da Guarda Municipal e da Romu fazem o patrulhamento preventivo no entorno da passarela do samba. O esquema especial de Carnaval tem como objetivo garantir a segurança dos foliões e componentes", diz a nota.

Ligas lamentam morte no Sambão do Povo

As ligas responsáveis pelo Carnaval de Vitória lamentaram o ocorrido e afirmaram que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. Veja a nota oficial na íntegra:

"Os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória (LIESGE) e Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (LIESES) estão profundamente entristecidos com o incidente ocorrido ontem (1º de fevereiro), no Sambão do Povo, durante o ensaio técnico das escolas de samba de Vitória.
A diretoria das ligas declarou a suspensão dos ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos. Os próximos ensaios serão realizados na segunda-feira (6 de fevereiro).
Destaca-se que foi a primeira vez que aconteceu algo tão excepcionalmente trágico, já que os ensaios servem para integrar a comunidade ao evento cultural capixaba.
As ligas afirmam ainda que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. E que participam da Comissão de Segurança do Carnaval 2023, juntamente com os órgãos e agentes públicos, para dar à população uma festa segura. E prestam aqui os sentimentos à família da vítima".


Pontos moeda