A confusão que terminou com a morte de um jovem de 20 anos no Sambão do Povo, em Vitória, teria começado com uma briga generalizada. As primeiras informações divulgadas pela polícia apontam que o suspeito de efetuar o disparo pode ter envolvimento com o tráfico de drogas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Pedro Henrique foi baleado quando a bateria da Mocidade Unida da Glória se preparava para iniciar o ensaio técnico na noite desta quarta-feira (01). O jovem é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha.
De acordo com informações do secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Alexandre Ramalho, o caso ainda será investigado, mas as primeiras informações passadas por testemunhas apontam que o crime aconteceu após uma discussão.
“Indivíduos, possivelmente do Morro do Alagoano, começaram a fazer sinais, como se fossem de uma facção criminosa da região ligada ao tráfico de entorpecentes. Os jovens, que são de São Torquato, não entenderam o que estava acontecendo. Começou uma discussão acalorada na parte superior de um camarote. A discussão ganhou corpo, a briga generalizada continuou e, em determinado momento, um indivíduo saca uma arma, possivelmente uma pistola 9 milímetros, e efetua o disparo que, lamentavelmente, veio a vitimar o jovem“, detalhou.
Ramalho frisou que, desde a noite de quarta, as equipes trabalham para localizar o suspeito de ter efetuado o disparo. Segundo o secretário, possivelmente, o suspeito teria envolvimento com o tráfico de drogas.
“Possivelmente deve ser um jovem ligado ao tráfico de entorpecentes, portando uma arma de grosso calibre, e que vai para este evento e diante de uma discussão tem a tranquilidade de efetuar um disparo. Essa violência não cabe dentro deste tipo de evento“, pontuou.
O secretário destacou que, desde a última quarta-feira (25), quando começaram os ensaios técnicos das escolas de samba do Carnaval de Vitória, equipes da Polícia Militar têm atuado em parceria com a Guarda Municipal de Vitória para reforçar o policiamento em toda a região.
“O tipo de crime que esperamos neste tipo de evento são os crimes patrimoniais, de depredação do patrimônio público, roubos, furtos. Nunca tivemos nenhum episódio semelhante, nem nos ensaios e nem nos desfiles, que têm um policiamento muito mais robusto tanto da Polícia Militar quando da Guarda Municipal“, destacou o secretário.
Jovem pode ter sido confundido por criminosos
Ramalho lamentou o fato e afirmou que há da vítima ter sido confundida por criminosos durante a confusão.
“A vítima não tem passagem pela polícia e nem indício de ligação com o crime. Ali surgiu uma discussão na parte superior de um camarote, que desceu para a parte inferior e, em determinado momento, o indivíduo efetua um disparo. Tudo indica que sejam indivíduos do Alagoano. O disparo indica que foi de uma pistola 9mm, de grosso calibre. Podem tem confundido esse jovem com organização criminosa rival. Tudo indica que o autor do crime seja ligado ao tráfico de entorpecentes“, disse o secretário.
Briga generalizada começou no início do ensaio técnico
O ensaio técnico da Mocidade Unida da Glória (MUG) na noite desta quarta-feira (01) foi marcada por correria e medo após um jovem ser assassinado no Sambão do Povo. Pedro Henrique, de 20 anos, é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha.
Testemunhas contaram que a confusão começou pouco antes da agremiação dar início ao ensaio, quando a bateria começava a se preparar para entrar na avenida.
Nas imagens feitas por quem estava no local, é possível ver várias pessoas envolvidas em uma briga. No entanto, por conta do tumulto, não é possível identificar quem efetuou os disparos.
As primeiras informações dão conta de que o rapaz teria tentado defender um amigo, quando acabou baleado e morreu ainda no local.
LEIA TAMBÉM: Ensaios técnicos são suspensos após morte de jovem no Sambão do Povo
O pai de Pedro Henrique e uma tia do rapaz estiveram no Departamento Médico Legal de Vitória na manhã desta quinta-feira (02), para fazer a liberação do corpo. O assessor da vereadora também esteve no local e afirmou que, neste momento, a família não vai se pronunciar sobre o ocorrido.
Ligas lamentam morte no Sambão do Povo
As ligas responsáveis pelo Carnaval de Vitória lamentaram o ocorrido e afirmaram que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. Veja a nota oficial na íntegra:
“Os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória (LIESGE) e Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (LIESES) estão profundamente entristecidos com o incidente ocorrido ontem (1º de fevereiro), no Sambão do Povo, durante o ensaio técnico das escolas de samba de Vitória.
A diretoria das ligas declarou a suspensão dos ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos. Os próximos ensaios serão realizados na segunda-feira (6 de fevereiro).
Destaca-se que foi a primeira vez que aconteceu algo tão excepcionalmente trágico, já que os ensaios servem para integrar a comunidade ao evento cultural capixaba.
As ligas afirmam ainda que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. E que participam da Comissão de Segurança do Carnaval 2023, juntamente com os órgãos e agentes públicos, para dar à população uma festa segura. E prestam aqui os sentimentos à família da vítima”.