Polícia

Presos após carro invadir calçada na Reta da Penha são suspeitos de trabalhar para Marujo

Marujo está no topo da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Foto: Caio Dias/ TV Vitória
Onix vermelho onde estavam suspeitos de crimes ligados ao traficante Marujo (destaque)

Os dois homens presos após uma perseguição na Reta da Penha, em Vitória, durante a manhã desta quinta-feira (8), possuem ligação com o Primeiro Comando Vermelho (PCV), na Capital.

A informação foi passada pelo secretário municipal de Segurança, Amarílio Boni. Eles estavam a bordo de um Onix vermelho e, durante a perseguição de agentes da Guarda, acabaram invadindo a calçada e subindo em uma escada na entrada do prédio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Foram detidos Iuri de Andrade Bento e um jovem de 23 anos, que possui três passagens por tráfico.

Segundo Amarílio Boni, a apuração é a de que os dois trabalham no alto comando da liderança da equipe do traficante Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, que está no topo da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Marujo é descrito pela Polícia Civil como um criminoso perigoso, detentor de uma longa ficha criminal. Ele é considerado foragido e tem mandados de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas.

Iuri, segundo a Guarda, tem mandado de prisão em aberto pelos crimes de organização criminosa, associação e tráfico de drogas. Ele é irmão de Geovani Bento, o Vaninho, e João Andrade, o Joãozinho da 12.

A Guarda informou ainda que Vaninho está preso, desde 2020, acusado de ordenar queimas de ônibus no Estado. Ele e Joãozinho cumprem prisão em presídios federais e formam o alto escalão do tráfico de drogas de São Benedito, segundo informações da instituição. 

LEIA TAMBÉM: Marujo em lista nacional de procurados com recompensa de até R$ 100 mil? Entenda

"Os dois que estavam no carro estavam transitando por Vitória e a Guarda Municipal, através da sua tecnologia, identificou o veículo. Diante disso, as equipes tentaram abordagem, eles não obedeceram à voz de prisão da Guarda, e empreenderam fuga, momento que colidiram no prédio da Findes", narra o secretário. 

Além disso, foi destacado pelo secretário que o carro não possuía restrição de furto e roubo. Havia uma comunicação de venda relacionada ao veículo, que foi comprado e não transferido para o novo proprietário.

Drogas e radiocomunicador apreendidos no carro  

Segundo a Guarda Municipal de Vitória, após perseguição Iuri foi baleado pelos policiais militares e levado para o Hospital São Lucas. Ele segue internado.

Com o suspeito de 23 anos foram encontrados 15 comprimidos de ecstasy. No Onix havia dois celulares e um radiocomunicador. O veículo usado pelos criminosos, que não possuía qualquer restrição, foi removido para um pátio credenciado.

LEIA TAMBÉM: Perseguição policial: Carro invade calçada e sobe escada na Reta da Penha

Pontos moeda