CORONAVÍRUS

Polícia

Prefeituras da Grande Vitória oferecem atendimento à distância para mulher vítima de violência

Em tempos de pandemia, quando a população é orientada a ficar em casa, os auxílios continuam sendo oferecidos por telefone ou por agendamento prévio

Foto: Marcos Santos USP/Agência Brasil

Milhares de mulheres, em todo o Espírito Santo, sofrem com a violência doméstica e precisam do atendimento de programas sociais oferecidos pelas prefeituras de seus municípios, que disponibilizam assistência social, psicólogos, entre outros serviços. 

No entanto, em tempos de pandemia do Novo Coronavírus, quando a população é orientada a ficar em casa e evitar aglomerações, os auxílios continuam sendo oferecidos às vítimas, mas por telefone ou por agendamento prévio.

Em Vitória, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Crasmv) está atendendo as demandas por telefone.

"Nesse período de quarentena, foram suspensos os atendimentos presenciais, mas a gente continua fazendo os atendimentos por telefone ou através de WhatsApp, como a mulher preferir", destacou a coordenadora do centro, Carla Coutinho.

Em Vila Velha, as mulheres também estão sendo atendidas pelo telefone. O número é (27) 99873-6346. A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, pede que as mulheres, mesmo em dias de confinamento, não deixem de denunciar.

"O plantão da mulher Cramvive, nosso Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência, continua em funcionamento. Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais, em função da pandemia do Coronavírus, nós continuamos de plantão das 8h às 18h, todos os dias da semana. A partir das 18 horas até as 23 horas. No sábado, à tarde, a partir de meio-dia até as 23h, e no domingo, pela manhã. Não sofra violência doméstica sozinha", ressaltou a secretária.

As mulheres que moram em Cariacica podem ter o atendimento agendado. No entanto, de acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, Krigelica Vaz Siller de Paula, é preciso ligar com antecedência.

"Todos os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio. Para que esse agendamento ocorra, é fundamental que a população entre em contato com os telefones 3354-5555 e 3354-5551, solicitar o atendimento e aí a equipe, que está de prontidão, vai se deslocar até o local para efetuar o mesmo", frisou.

A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Luciana Malini, também deixa um recado para as mulheres que moram no município. "Por meio do telefone do nosso plantão, você pode encontrar orientações para a sua situação neste momento de não saber onde encontrar ajuda. O nosso telefone é 99836-2909. Ligue e encontre ajuda".

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que as delegacias especializadas de atendimento à mulher estão fazendo os atendimentos presenciais, mas com limitação de duas pessoas a cada atendimento. O objetivo é evitar as aglomerações.

Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda