Homem que esfaqueou mulher e matou enteada em Santa Maria tem prisão preventiva decretada
Após a prisão em flagrante, Valdeni Plaster foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz
A prisão em flagrante de Valdeni Plaster, que confessou ter esfaqueado a mulher e duas filhas dela, foi convertida para prisão preventiva. A audiência de custódia aconteceu na manhã desta quarta-feira (23) e ele foi autuado por um feminicídio e duas tentativas.
A decisão foi proferida pela juíza Mariana Lisboa Cruz, que destacou que em "análises dos autos é possível concluir que existem provas suficientes da existência de crime a ensejar a materialidade do delito e fortes indícios de que o autuado realmente tenha praticado o crime que lhe foi atribuído".
A magistrada ainda destacou que a liberdade de Valdeni poderia colocar em risco outras pessoas.
"a liberdade do autuado, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, uma vez este em liberdade poderá voltar a cometer atos da mesma natureza, intimidar testemunhas e se evadir do distrito de culpa, estando evidente, em cognição sumária"
De acordo com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo, após a prisão em flagrante, Valdeni Plaster foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz.
Prisão aconteceu na segunda-feira
A prisão de Valdeni aconteceu na segunda-feira (21). Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que o homem suspeito de esfaquear a esposa e duas enteadas, em Santa Maria de Jetibá, foi detido.
Segundo a polícia, Valdeni Plaster estava em uma propriedade rural de Alto São Luiz. À reportagem da TV Vitória/Record TV, uma fonte afirmou que ele foi encontrado com roupas limpas e não apresentava ferimentos.
Valdeni Plaster já havia sido preso. Segundo a Secretaria de Justiça do Espírito Santo, ele tinha passagens por lesão corporal, envolvimento com drogas e posse de arma de fogo. Ele foi preso entre 2013 e 2019.
Durante a prisão, os policias destacaram procuravam por ele desde o crime que terminou com a morte da enteada de Valdeni, e com outra enteada e a esposa feridas.
Leia também: Menina de 8 anos que presenciou crime em Santa Maria de Jetibá fará acompanhamento psicológico
"Você está preso pelo homicídio da sua enteada e por duas tentativas de homicídio. O senhor será conduzido e apresentado à Justiça. Peço que não reaja, estamos aqui para garantir a segurança do senhor. Estamos desde a noite de ontem atrás do senhor e agora você está preso em flagrante", disse o policial.
Valdeni questionou à polícia se ainda estava no flagrante. Ele ainda falou que queria conversar um pouco com os militares e disse que estava meio tonto e que não se lembrava bem o que aconteceu.
O crime aconteceu neste domingo (20). O suspeito teria discutido com a esposa e, durante a confusão, a esfaqueou. A mulher começou a gritar por socorro. As filhas, que moram próximo ao local, correram para ajudar a mãe.
O suspeito também esfaqueou as jovens. Angélica Oto, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já a mãe dela, Evanilda Oto, de 45 anos, e a irmã, de 14 anos, foram socorridas e levadas para um hospital da Grande Vitória.