Um feirante de 22 anos foi morto com um tiro na cabeça após não obedecer à ordem de parada de policiais militares. O caso aconteceu na tarde de domingo (13), no Bairro das Laranjeiras, na Serra.
A história tem duas versões: uma da família e outra dos policiais que atenderam a ocorrência. A equipe de reportagem da TV Vitória/RecordTV, conversou com um dos policiais, que contou que o jovem, identificado como Ramon Costa Paes, estava na garupa de uma moto com outro rapaz.
Quando eles passaram por uma rua do bairro, receberam uma ordem de parada, mas em vez de parar, o piloto resolveu seguir com a moto e, segundo os policiais, teria jogado a motocicleta para cima dos militares.
Os policiais contaram ainda que viram que Ramon segurava uma arma de fogo. Diante disso, segundo eles, um tiro foi disparado, que acabou atingido o rapaz. Após o tiro, o piloto da moto fugiu.
Ramon chegou a ser socorrido na própria viatura da Polícia Militar para um hospital da Serra, mas não resistiu aos ferimentos.
Família diz que rapaz não estava armado
No Departamento Médico Legal de Vitória (DML), a família do rapaz deu uma versão diferente do ocorrido. Eles não quiseram gravar entrevista, mas contaram à equipe de reportagem que Ramon saiu de casa com um amigo e que os dois estavam indo até um ponto de tráfico de drogas para comprar maconha.
Segundo os familiares, o rapaz era usuário de drogas, mas não teria envolvimento com o tráfico. Eles negam que o Ramon estivesse armado e acreditam que o jovem foi morto por não obedecer à ordem de parada.
Na delegacia, os policiais não divulgaram foto da arma apreendida e informaram que, na verdade, trata-se de um simulacro de arma de fogo.
Crianças brincavam na rua no momento do ocorrido
Testemunhas contaram que a rua estava cheia de crianças no momento da operação. Segundo moradores da região, Ramon estava na garupa de uma moto com um amigo quando foi atingido. Quem presenciou o ocorrido, também afirmou que ele não estava armado.
A tentativa de abordagem teria acontecido em uma esquina do bairro. Os dois jovens teriam visto os policiais e aceleraram a moto.
Diante disso, a viatura perseguiu os dois e, em um determinado momento, o policial que ocupava o banco do carona teria desembarcado e corrido atrás da motocicleta.
Segundo testemunhas, após alcançar a dupla, o militar sacou a arma e efetuou três disparos. Um deles acertou o Ramon, que foi colocado na viatura pelos policiais e levado até a Upa de Castelândia.
O rapaz baleado, segundo testemunhas, não mora na região. Já o outro, que pilotava a moto, teria fugido do local da ocorrência.
Em nota, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br.
*Com informações da TV Vitória/Record TV.