Polícia

Quase 20 caminhões foram alvos de criminosos no ES em apenas dois meses

Em janeiro e fevereiro, 13 caminhões foram furtados no Espírito Santo e outros 6 foram roubados. Serra, Vila Velha e Nova Venécia registraram o maior número de casos

Foto: Reprodução/ Polícia Civil

Há mais de um mês, o motorista de caminhão Almir Ernesto dos Santos, de 35 anos, guarda uma pasta com o boletim de ocorrência, fotos e outras informações que podem ajudar a encontrar o caminhão dele. O veículo foi furtado no dia 13 de fevereiro, em Chácara Parreiral, na Serra.

De acordo com o motorista, o caminhão foi estacionado por volta das 21h30 do dia 13 deste mês. Almir entrou para descansar e, quando acordou, em torno de 1h, o veículo já não estava no local. 

Imagens das câmeras de segurança do condomínio onde o motorista mora flagraram parte da ação. Usando máscara e chapéu, um dos bandidos arromba a porta e entra no caminhão, enquanto o outro dá cobertura. O veículo não tinha seguro.

Neste outro video é possível ver que o suspeito dirige em alta velocidade na via durante a madrugada. Gravado nas imagens, o horário do roubo citado pelo motorista é confirmado.

Reprodução/ Polícia Civil
Reprodução/ Polícia Civil

O caminhão do Almir era esse da foto. Segundo ele, custa cerca de R$ 90 mil. O veículo era usado para fazer frete na Grande Vitória e assim garantia o sustento do motorista, da esposa e do filho de 8 anos.

Almir acredita que o caminhão tenha sido furtado para ajudar os criminosos a cometer outros crimes. Ou que tenha sido vendido por um valor bem menor que o de mercado. Mas conta que não perde as esperanças de recuperar o veículo.

"Estou parado em busca do caminhão junto a policia para voltar ao trabalho"

>> Servidor é afastado suspeito de assediar adolescente menor aprendiz em Vitória

>> Idoso de 79 anos é roubado e agredido quando chegava em igreja no Bairro de Fátima, na Serra

Investigações

Em janeiro e fevereiro deste ano, 13 caminhões foram furtados no Espírito Santo. Outros 6 foram roubados, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Serra, Vila Velha e Nova Venécia foram os municípios com maior número de casos.

Foto: Divulgação/Sesp

Em cada um desses municípios foram registrados 3 casos. Aracruz, Cariacica e Fundão tiveram 2 casos cada. Também foram registrados roubos ou furtos de caminhões em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Marataízes e Vitória.

O ponto inicial das investigações é identificar as quadrilhas que cometem o crime. Depois, é utilizada as provas periciais e análises de videomonitoramento dos locais dos delitos. Além de existirem outras técnicas para averiguação dos roubos.

Quadrilhas de furtos e roubos de caminhões já são investigadas pelas autoridades. A Polícia Civil afirma que organização criminosa usa uma área em Praia Grande para desmanche de caminhões. 

Reprodução/ Polícia Civil
Reprodução/ Polícia Civil

Nesta semana, as autoridades recuperaram dois veículos no local, um em João Neiva e outro em Sooretama. "Nós temos monitorado com afinco essas áreas para que as quadrilhas não tomem grandes proporções", disse.

Uma das estratégias utilizadas pelos criminosos é abandonar o veículo em certo local para esfriar o rastro e logo depois ser encaminhado para outro Estado. "Algumas peças de desmanche são levadas para a Grande Vitória e outras para o sul da Bahia, boa parte das peças já são encomendadas", conta o delegado da Polícia Civil de João Neiva.

A Secretaria de Defesa Social da Serra afirma que está de olho, e diz que trabalha para reduzir o número de furtos e roubos de caminhão no município. Por isso, pretende implantar o cerco eletrônico de segurança, com câmeras espalhadas pelas vias.

O prefeito da Serra solicitou o cerco eletrônico inteligente que será implantado em pontos específicos através de uma pesquisa de criminalidade, quando estiver implementado terá uma diminuição significativa dos roubos e furtos de veículos.

A Polícia Civil, por meio de nota, afirma que os casos são investigados pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. Até o momento ninguém foi detido e o caminhão baú, de placa KNM 3C18, ainda não foi recuperado.

*Com informações da repórter Fernanda Batista da TV Vitória/Record TV