A Polícia Militar deu início durante a tarde desta terça-feira (25) a uma operação para reforçar a segurança na Grande Vitória, mais especificamente no comércio e vias públicas dos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com o emprego de 63 militares e 28 viaturas, a operação se concentra em 18 pontos alvos, incluindo regiões sensíveis, como a Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, onde recentemente ocorreram disputas territoriais relacionadas ao tráfico de drogas.
A Operação Ostensividade tem como objetivo aumentar a presença da PMES nas principais áreas comerciais e vias de circulação de pessoas e veículos da região.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, a movimentação criminosa possui forte relação com o tráfico de entorpecentes.
“É uma guerra colocada nesses 11 bairros da Grande Terra Vermelha de uma garotada que vai de 14 a 21 anos, como nós apontamos, que é a mão de obra do tráfico de entorpecentes liderada por esses traficantes covardes, que oprimem essa comunidade em vulnerabilidade social e usam essa mão de obra barata que deveria estar na escola ou trabalhando”, apontou.
A operação também foi acompanhada pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, que afirmou que a PM triplicou o número de policiais nessa região com patrulhamento, mas também com a tropa especializada, que está preparada para enfrentar os criminosos, seja na troca de tiros, seja na perseguição.
Segundo o coronel, a Polícia Militar tem todas as áreas delimitadas que estão em conflito na região, como o Primeiro Comando de Vitória (PCV), cujo líder Cleuton Gomes Pereira, vulgo Frajola, está preso com mais quatro indivíduos.
Nove assassinatos no feriado de Tiradentes
O feriado prolongado de Tiradentes foi marcado pela violência na Grande Vitória, com nove assassinatos registrados.
Entre os casos estão o do porteiro Luan Carlos, de 24 anos, que passava de bicicleta por uma rua do bairro São Conrado, em Vila Velha, que acabou brutalmente assassinado no último sábado (22), e o caso de um homem, identificado como Ítalo Samora, de 30 anos, que foi morto a tiros na manhã de domingo (23), no bairro Bela Vista, em Vitória. A motivação dos crimes é investigada pela Polícia Civil.
Na sexta-feira (21), foi assassinado o sargento do Exército Gustavo Martins da Costa, de 26 anos, atingido por sete tiros no bairro Boa Vista II, em Vila Velha. Além dele, um jovem de 23 anos, Renan Mendes, também foi baleado e acabou morrendo. Um dos suspeitos já está preso.