Em meio à pandemia, aumenta o tráfico de drogas e números de apreensões crescem no Brasil
Nas fronteiras do país, o aumento da fiscalização por causa do coronavírus provocou impacto no tráfico. Em abril, 56 toneladas de drogas foram apreendidas
O tráfico de drogas no Brasil aumentou em período de pandemia de coronavírus. Foram apreendidas em uma fiscalização feita pela Receita Federal, 20,7 toneladas de cocaína no período de janeiro a abril deste ano.
O volume é 22,5% superior ao registrado no primeiro quadrimestre do ano passado, quando foram apreendidas 16,8 toneladas.
Em apenas três ações foram registradas 15,5 toneladas apreendidas, sendo 8 nos portos de Santos, 3,8 no Paranaguá e 3,7 em Salvador.
No final de abril no porto de Santos, uma carga regular de caixas contendo folhas de papel escondia 370 kg de cocaína. O material, que tinha como destino final o Porto de Valência, na Espanha, foi apreendido após passar por inspeção por escâner e de cães farejadores.
As apreensões de cocaína tem crescido graças ao aperfeiçoamento dos procedimentos, além da utilização de equipamentos de ponta como escâneres e da atuação das equipes que utilizam cães de faro na fiscalização, de acordo com a Receita Federal.
Polícia Federal
Na Polícia Federal, foi registrada uma leve alta, de 2%, nas apreensões de cocaína neste ano.
Nas fronteiras do país, o aumento da fiscalização por causa do coronavírus provocou impacto no tráfico. O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA) apreendeu, por meio da Operação Hórus, cerca de 56 toneladas de drogas em abril.
Foi o maior volume desde o início da série histórica, iniciado há um ano pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP).
*Com informações do Portal R7