'Seguranças do tráfico': irmãos são presos durante operação em Vila Velha
Submetralhadora e pistola apreendidas podem ter sido usadas em homicídios cometidos na Grande Terra Vermelha
Dois irmãos, de 37 e 40 anos, suspeitos de atuarem como seguranças do tráfico de drogas, foram presos durante uma ação conjunta, realizada na quarta-feira (25), em Ponta da Fruta, Vila Velha.
As investigações foram realizadas por equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal de Vila Velha e da 13º Companhia Independente da Polícia Militar.
A DHPP recebeu informações de que uma residência estava sendo utilizada para traficar drogas e que o imóvel contava com homens armados que faziam a segurança do local.
Leia também: Fraude em bolsas de faculdade: estudantes de medicina receberam até auxílio emergencial
As investigações indicaram que as armas poderiam ter sido utilizadas em homicídios ocorridos na região da Grande Terra Vermelha, o que levou a unidade a realizar buscas no local, com apoio da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal.
“As equipes foram até o endereço para conferir as informações da denúncia e realizar levantamentos, mas quando chegaram, de longe já viram um homem em cima da laje, armado com o que parecia ser uma submetralhadora. Imediatamente, as equipes desembarcaram das viaturas e deram voz de abordagem ao homem, que desceu da laje e entrou na casa por uma escada de madeira”, relatou o delegado adjunto da DHPP Vila Velha, Christian Waichert.
As equipes entraram no quintal e flagraram o homem e um outro indivíduo tentando fugir. Ambos foram detidos e a submetralhadora, que estava carregada, foi encontrada em um cômodo, onde os policiais também encontraram cocaína.
Mais buscas foram realizadas e, em outro local do imóvel, foram apreendidos uma pistola, uma balança de precisão e um carregador, além de inúmeras aves aprisionadas em gaiolas ao redor da casa e na varanda.
Com a suspeita de que poderia haver mais drogas, a equipe K9 da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar foi acionada e, com o apoio do cão Jaffar, os policiais militares encontraram um tablete de maconha escondido dentro de uma geladeira.
Os dois homens, posteriormente identificados como irmãos, foram conduzidos à sede da DHPP Vila Velha e autuados em flagrante por tráfico de drogas com uso de arma de fogo, associação para o tráfico de drogas e manter aves silvestres em cativeiro.
Os dois foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana, onde aguardam pela audiência de custódia. A esposa de um deles foi conduzida na condição de testemunha, ouvida e liberada.
As armas apreendidas serão encaminhadas para a perícia. “Existe a suspeita de que essas armas foram utilizadas em homicídios cometidos na região da Grande Terra Vermelha. A perícia poderá confirmar isso e esclarecer detalhes desses crimes”, afirmou Waichert.
Leia também: Mercado clandestino: PF investiga clube de tiro do ES por comércio ilegal de armas