Polícia

Policial aposentado morto em Vila Velha: suspeito recebeu "saidinha" horas antes do crime

O homem de 47 anos cumpre pena por estupro de vulnerável na Penitenciária Estadual de Vila Velha e recebeu o benefício de saída temporária no dia do crime

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Joberto Gil Cardoso tem 47 anos e foi preso

Joberto Gil Cardoso, de 47 anos., é o homem suspeito de assassinar o policial civil aposentado José Maria Gagno Intra, de 56 anos. Ele era cunhado da vítima e estava de saída temporária, conforme informou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Ele foi autuado em flagrante por homicídio qualificado e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Procurada pela reportagem, a Sejus informou que o homem cumpre pena por estupro de vulnerável na Penitenciária Estadual de Vila Velha e recebeu o benefício de "saidinha" na terça-feira (7), dia do crime. 

Ele deu entrada no sistema prisional em junho de 2019, mas já havia sido preso em 2013 por furto e roubo, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.  

Policial foi assassinado na frente da esposa

José Maria foi morto a tiros na noite de terça-feira (7) em um bar de Balneário Ponta da Fruta, em Vila Velha. Pessoas que estavam no local contaram que o policial e a esposa chegaram ao bar e, assim que se aproximaram do suspeito, o homem efetuou os disparos. 

José Maria foi socorrido pela esposa para um Pronto Atendimento da região, mas foi constatado que ele já estava sem vida.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, policiais fizeram um patrulhamento pela região e encontraram o suspeito às margens da rodovia ES-060. Ele foi abordado, mas a arma do crime não foi encontrada com ele. 

Foto: Montagem / Folha Vitória
José Maria Gagno era policial civil aposentado

Ao ser questionado, segundo os policiais que atenderam a ocorrência, ele confessou ter atirado no policial com um revólver que seria da própria vítima. Disse ainda que a arma do crime foi jogada, após os disparos, na rua onde ocorreu o assassinato. 

O homem foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vila Velha e apresentado à autoridade policial de plantão para serem tomadas as devidas providências.

A esposa da vítima, que presenciou o crime, também foi encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos.

Segundo a Polícia Civil, o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e detalhes da investigação não serão divulgados, no momento.

Sindipol lamenta morte de policial aposentado

"É com imensa tristeza que o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo comunica o falecimento do PC-IP Aposentado José Maria Gagno Intra.
O Sindipol/ES presta condolências e se solidariza com todos os familiares e amigos de José Maria Gagno Intra neste momento tamanha dor e sofrimento. Que Deus conforte os corações de todos", diz a nota. 


Leia também:

>> Policial civil aposentado é morto a tiros na frente da esposa em Vila Velha