Uma idosa de 78 anos foi presa após ser flagrada cometendo injúria racial contra um motorista do Sistema Transcol. O caso foi registrado na tarde deste domingo (19) em Cariacica. A agressora foi filmada chamando o motorista de “macaco”.
Segundo informações do boletim de ocorrência, os xingamentos, proferidos pela mulher identificada como Alda dos Santos, aconteceram na linha 525, que liga o Terminal de Vila Velha ao Terminal de Itacibá.
Parte das ofensas foi gravada por testemunhas e passageiros que acompanharam a confusão no ônibus.
Veja a filmagem:
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O motorista e vítima das ofensas, Deiverson Fernandes, de 33 anos, é casado, pai de uma menina de 4 anos e trabalha no Sistema Transcol há mais de 10 anos.
“A princípio eu fiquei meio espantado, porque eu não esperava isso de uma senhora. Talvez até esperasse isso de ‘uma pessoa mais branca’. Na hora que ela falou que não gostava de preto e que meu lugar era na jaula, mostrei para ela o que é o correto e levei até o DPJ”, descreve o motorista.
Mais de 15 pessoas foram até a Delegacia Regional de Cariacica para testemunhar a favor do motorista.
Durante o depoimento, Deiverson disse que já percebeu que algumas pessoas o tratam com indiferença por causa da cor da pele. Mesmo assim, ele declarou que não carrega nenhuma mágoa da idosa.
O que diz a Polícia Civil?
A Polícia Civil, em nota, ressaltou que a mulher, de 78 anos, foi conduzida à Delegacia Regional de Cariacica, onde foi autuada em flagrante por injúria racial. Após os procedimentos de praxe, ela foi encaminhada ao sistema prisional.
A mulher se apresentou na audiência de custódia com uma defensora pública, que realizou a defesa constitucional da mulher, “assegurando seus direitos e garantias fundamentais”.
O órgão também orienta as vítimas desse tipo de crime a registrarem as ocorrências em qualquer delegacia, a fim de identificar os suspeitos e aplicar a devida punição.
O Disque-Denúncia 181 é uma ferramenta crucial para a população auxiliar a polícia, fornecendo informações que possam levar à prisão dos criminosos, disponível também pelo site disquedenuncia181.es.gov.br.
*Com informações do repórter Caio Dias Souza, da TV Vitória/Record
LEIA TAMBÉM: Criminosos tentam invadir casa e matam pitbull a tiros em Vila Velha