Polícia divulga foto de miliciano acusado da morte de vereador no ES e pede denúncias
Contra Gilbert Wagner Antunes Lopes, o “Waguinho Batman”, há mandado de prisão pelo assassinato
A Polícia Civil divulgou na manhã desta terça-feira (11) a foto do miliciano apontado como o mandante do assassinato do vereador Marcos Augusto Costalonga (PL), de Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo.
O homem foi identificado como Gilbert Wagner Antunes Lopes, mais conhecido como “Waguinho Batman”. A Justiça expediu contra ele mandado de prisão por assassinato.
O vereador foi assassinado no dia 27 de maio de 2021. Ele era vice-presidente da Câmara Municipal de Presidente Kennedy e foi morto no bairro Leonel, no município.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Informações sobre o paradeiro de Gilbert Wagner podem ser repassadas por meio do telefone Disque-Denúncia 181. Também pelo site disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações serão investigadas.
Crime está relacionado com dívida
Segundo a Polícia Civil, em coletiva realizada na segunda-feira (10), a motivação do crime está relacionada a uma dívida que o mandante do crime tinha com o vereador.
"Quando ainda não era vereador, Marcos vendeu um caminhão de mourões para o mandante do crime, mas esse homem não pagou pelo produto. O mandante tinha uma empresa que era responsável na época por uma obra na cidade. O vereador começou a fazer cobranças", descreveu.
O delegado também disse que, quando assumiu o cargo de vereador, Costalonga declarou que iria na prefeitura solicitar o bloqueio de pagamento de Gilbert, caso ele não pagasse pelo valor dos mourões - cercas usadas em construções.
"Os dois discutiram, o mandante efetuou o pagamento e depois ordenou a execução do vereador”, explicou Thiago Viana.
LEIA TAMBÉM: Casal é encontrado morto a tiros em apartamento no Sul do ES
Como foi o crime?
Na noite de 27 de maio de 2021, Marcos, a esposa e um amigo voltavam de uma partida de futebol. No caminho, um veículo modelo Hyundai HB20 teria parado ao lado do carro e os ocupantes atiraram várias vezes no veículo que a vítima dirigia.
Um dos tiros atingiu o vereador, que morreu na hora. Ele perdeu o controle do veículo e caiu em um barranco à beira da estrada. Os suspeitos fugiram do local sem levar nada. A mulher e seu amigo ficaram feridos e foram socorridos.
O carro utilizado pelos criminosos foi encontrado queimado quatro dias após o crime na localidade de Monte Belo, também no município de Presidente Kennedy.
LEIA TAMBÉM: Polícia Federal investiga funcionários dos Correios por furto de mercadorias no ES