Polícia

VÍDEO | Cachorros da PM do ES fazem prova para testar eficiência do faro

Oito cães foram submetidos aos exames em um único dia, para avaliar a capacidade dos animais de encontrar drogas ilícitas e armas de fogo em diferentes cenários

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Sesp/Divulgação

Oito cães da Polícia Militar do Espírito Santo passaram nesta quarta-feira (12) por provas de certificação, ao lado de seus tutores militares. Os testes foram realizados na sede da 11ª Companhia Independente, em Viana.

Os exames foram realizados em um único dia para avaliar a capacidade dos animais de encontrar drogas ilícitas e armas de fogo em diferentes cenários.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O primeiro objetivo da prova era localizar uma pequena quantidade de entorpecente escondido dentro de um veículo estrategicamente posicionado para testar as habilidades dos cães e seus condutores.

O segundo desafio era dentro de uma edificação, onde os cães precisavam encontrar entorpecentes escondidos, podendo estar em qualquer ambiente do imóvel.

Foto: Sesp/Divulgação

O terceiro, e último, era em uma área de mata dentro da sede da Companhia. Os cães deveriam indicar o ponto exato onde as drogas estavam enterradas.

Tanto os cães em atividade quanto aqueles que estão concluindo o treinamento são submetidos aos exames. 

Foto: Sesp/Divulgação

Nos testes realizados nesta quarta-feira (12), todos os binômios (cães e condutores) passaram com louvor. Agora, o cronograma de provas continua para que outros cães da corporação recebam e renovem as suas certificações.

A cadela Cicy, que está na PM há quase cinco anos e hoje faz parte do Batalhão de Ações com Cães (BAC), foi uma das avaliadas que fizeram o trabalho com competência.

Veja o vídeo com a prova da cadela Cicy:

O comandante do BAC, tenente-coronel Carlos Magno, destacou a importância da certificação dos cães da Polícia Militar:

"Os cães que trabalham com entorpecentes e explosivos são certificados e mantêm a qualidade elevada do seu do seu faro, na sua apuração, no seu trabalho na Polícia Militar", afirma o comandante.

Com uma validade de dois anos, as certificações têm o objetivo de comprovar e manter a eficiência do serviço realizado pela Polícia Militar com o uso dos cães de faro. 

Atualmente, a PMES conta com um total de 79 cães policiais, distribuídos entre o Batalhão de Ações com Cães e o modelo de patrulha K9.