Polícia

Preso em operação no bairro da Penha é suspeito de aterrorizar moradores da Piedade

Além de participar dos recentes ataques que resultaram na morte de um rapaz, Rafael Batista Lemos é suspeito de participar do assassinato dos irmãos Ruan e Damião Reis e de vários outros homicídios na região

Foto: Divulgação/Sesp

A operação Caim VIII, realizada nesta sexta-feira (03), no bairro da Penha, em Vitória, foi encerrada com 19 pessoas detidas, sendo 11 por cumprimento de mandado de prisão e oito em flagrante. Dos suspeitos que tinham mandados de prisão, três são acusados de homicídio.

Um dos presos durante a operação foi Rafael Batista Lemos, mais conhecido como "Boladão", de 26 anos. Ele, de acordo com a polícia, é o principal suspeito de envolvimento nos recentes ataques no morro da Piedade, em Vitória, que mataram Fabrício Santos Almeida e deixaram outras duas pessoas feridas. O crime aconteceu no dia 11 do mês passado.

De acordo com a polícia, Rafael é suspeito de participação em diversos outros ataques e assassinatos, que aterrorizaram a população principalmente do bairro da Piedade. Um dos crimes atribuídos a ele é o assassinato dos irmãos Ruan e Damião Reis, ocorrido no dia 25 de março de 2018, na região.

Segundo a polícia, Boladão também é suspeito de matar Lucas Teixeira Verli. O rapaz foi morto com vários disparos, enquanto jantava na varanda de casa, no dia 29 de maio de 2018, também no bairro da Piedade.

Outro crime que teria a participação do suspeito é o assassinato de Wallace de Jesus Santana, no dia 10 de junho do mesmo ano, também no morro da Piedade. Na ocasião, os autores do homicídio também incendiaram a casa da avó de Wallace, onde a vítima foi encontrada pelos criminosos após eles invadirem o imóvel.

>> Ex-chefe do tráfico da Piedade era o alvo dos bandidos que aterrorizaram a região

>> Morro do Moscoso: noite de terror completa uma semana e responsáveis continuam foragidos

No dia 14 de janeiro do ano passado, Rafael também teria participado do triplo homicídio que vitimou Patrick Oliveira de Souza, Wemerson da Silva Lima e Luiz Fernando da Conceição Gomes, no Morro do Moscoso, também na capital. Na ocasião, outras duas pessoas foram baleadas.

Segundo a polícia, Rafael também é investigado por participar de um ataque contra policiais militares, que foram recebidos a tiros por criminosos durante uma ação no morro da Fonte Grande, no dia 15 de dezembro de 2018. Todos esses crimes estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória.

Além de Boladão, foi preso durante a operação desta sexta-feira Rodolfo Silva Santos, o Hazard, de 25 anos, apontado como braço armado da facção criminosa que atua no bairro da Penha e região. Ele estava com um alvará de soltura desde março deste ano.

>> VÍDEO | Equipe do Notaer localiza criminosos fugindo durante operação no Bairro da Penha

A operação também resultou no cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. Também foram apreendidas duas armas, 30 munições e dez buchas de maconha.

Operação Caim VIII

A operação conjunta teve como foco o combate às organizações criminosas que atuam, principalmente, na Grande Vitória. O cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, e a prisão de homicidas e de traficantes começou desde as primeiras horas do dia.

A oitava edição da Operação Caim contou com a participação de cerca de 200 agentes de segurança pública, reunindo equipes da Polícia Civil, Companhia Independente de Missões Especiais (Cimpesp) da PMES, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais. A operação também contou com o apoio do Notaer.

Pontos moeda