Polícia

Onze pessoas são presas no Sul do Espírito Santo durante a Operação Estado Presente

Entre os presos, estão os suspeitos de envolvimento na morte de vereador de Presidente Kennedy, Marcos Augusto Costalonga

Foto: divulgação SESP

Onze pessoas foram presas, no sul capixaba, durante uma operação realizada pelas forças de segurança do Espírito Santo. Entre os detidos, estão dois suspeitos de envolvimento na morte de um vereador de Presidente Kennedy. 

Marcos Augusto Costalonga foi assassinado a tiros no dia 27 de maio, na zona rural do município. Um dos detidos, segundo a polícia, tinha um mandado de prisão temporária por suspeita de envolvimento no crime. 

O outro suspeito de participação no assassinato possuía um mandado de prisão por roubo. As prisões ocorreram nos municípios de Castelo e Cachoeiro de Itapemirim.

A Operação Estado Presente foi deflagrada na última segunda-feira (25). Até a tarde desta quarta-feira (28), 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Das 11 pessoas presas, segundo a polícia, quatro tinham mandado de prisão por homicídio. 

Além dos suspeitos, armas e drogas também foram apreendidas. De acordo com a polícia, a operação continua em andamento, com a presença ostensiva de policiais militares e civis durante a tarde e a noite dessa quarta-feira (28). 

A ação tem como objetivo aumentar a ostensividade e a presença policial nos municípios da região. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, lembrou que a ação já foi realizada em outras regiões. 

“Temos realizado a Operação Estado Presente nas regiões do interior do Estado e também na Grande Vitória, com foco na visibilidade policial, na prevenção e elucidação de crimes violentos”, disse. 

Laboratório clandestino foi descoberto durante operação da polícia

Um laboratório clandestino de anabolizantes foi descoberto por policiais militares, na manhã de terça-feira (27), no município de Piúma. O homem responsável por todo o material apreendido foi detido.

No local, segundo a polícia, foi encontrado um grande aparato de material para a manipulação de ilícitos, substâncias anabolizantes, aproximadamente 1.500 frascos vazios para comercialização dos produtos, pacotes de caixas para envio, aparelho para lacrar caixas, rótulos, balanças e insumos em geral. 

divulgação SESP
divulgação SESP
divulgação SESP

Caso de homicídio em Castelo

Também nesta terça, um homem e uma mulher acusados de praticarem um homicídio, na madrugada do último domingo (25), em Castelo, foram presos. 

A mulher confessou aos militares que participou do homicídio do próprio marido. Já o homem afirmou que tinha um relacionamento extraconjugal com a suspeita e que há aproximadamente um mês eles tinham a intenção de matar a vítima.

Relembre outras edições da Operação Estado Presente neste ano 

No dia 20 de Janeiro, as forças de segurança realizaram a Operação Estado Presente no sul do Estado. O resultado foi a prisão de sete pessoas e o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão.

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a ação aconteceu nos municípios de Aracruz, Linhares e Jaguaré, na região norte. Dez maiores foram presos e quatro menores apreendidos. No dia 24 de fevereiro, as ações foram centralizadas no município de Iúna, no Caparaó, e ações preventivas também aconteceram em diversos municípios da região Serrana.

No dia 11 de março, as ações aconteceram nos municípios de Colatina, Ecoporanga, Pinheiros, Pancas e Barra de São Francisco, na região noroeste do Estado e, ao todo, 26 pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão e em flagrante.

Em 12 de maio, a Operação Estado Presente realizada no Sul do Estado prendeu um homem de 27 anos, investigado em um duplo homicídio em Anchieta. No dia 25 de maio, a ação ocorreu na Grande Vitória e resultou em oito pessoas detidas, sendo três com mandados de prisão por homicídios.

Em junho, a Operação Estado Presente aconteceu no Norte do estado e resultou na condução de 17 pessoas à delegacia. Desse total, oito foram presos em cumprimento de mandados de prisão (sendo três por homicídio), e oito foram autuados em flagrante por crimes como porte ilegal de arma de fogo. Uma pessoa foi liberada após assinatura de termo circunstanciado.

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Operação Estado Presente aconteceu na Região Noroeste. Na ocasião foram cumpridos 13 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Vinte e nove pessoas foram detidas.

Pontos moeda