Polícia

Morre pai baleado que se jogou na frente do filho para protegê-lo de disparo em Cariacica

João de Souza Botelho passou por uma cirurgia depois do crime, mas não resistiu e morreu nesta quarta-feira (27)

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

João de Souza Botelho, de 77 anos, não resistiu e morreu após uma cirurgia na manhã desta quarta-feira (27). Ele havia sido internado depois de ser baleado na barriga ao tentar proteger o filho de um disparo na última segunda (25), no bairro São Benedito, em Cariacica.

Segundo familiares, João criou os próprios filhos, os da esposa dele e os netos. “Uma pessoa muito boa. A gente não tinha do que reclamar, não tinha problema com ninguém, graças à Deus”, disse uma das netas.

O idoso e o filho, de 37 anos, foram baleados por volta das 16h30. De acordo com a família, o filho de João namorava uma menina de 18 anos, que namorava outro rapaz. Segundo a polícia, este segundo namorado atirou na vítima.

LEIA TAMBÉM: >> Adolescente é assassinado em frente a campo de futebol na Serra

Durante cerca de três meses, os dois homens brigavam e se ameaçavam por causa da menina. No entanto, o jovem armou uma emboscada para matar o filho de João.

“Foi uma moça que estava se envolvendo com o meu tio e outro, o atirador no caso, envolvida com ambos. Os dois já estavam trocando ameaças há cerca de uns três meses, um ‘vou te pegar’, o outro ‘vou te matar, vou pegar’. Acabou que não sei, talvez por medo, um acabou agindo mais rápido do que o outro”, contou.

O suspeito do crime estava com uma caixa de papelão e se fingia de morador em situação de rua. “Ele pegou uma caixa de lixo, desceu como mendigo. Assim que ele ouviu a voz do meu tio, ele largou a caixa aqui e desceu em direção dele já atirando contra ele. Foi a hora que meu avô viu meu tio correndo e acabou entrando na frente e foi atingido no lugar dele, mas mesmo assim ele ainda conseguiu atingir meu tio, que acabou caindo um pouco mais pra baixo. Depois ele conseguiu fugir, mas não muito longe, porque a polícia conseguiu alcançar ele a tempo”, disse.

LEIA TAMBÉM: Homem morre após pular no valão para fugir de atiradores em Cariacica

O idoso não morava no bairro, ele tinha ido até a região para visitar o filho. Ao perceber que o homem era o alvo, sem pensar duas vezes, ele se jogou na frente do rapaz e acabou atingido.

O atirador tentou fugir, mas foi pego pela polícia. Já o filho de João foi baleado próximo à coluna e continua internado. Os médicos decidiram não realizar a retirada da bala para não colocar a vida dele em risco.

A família acredita que com a morte do pai, o homem pode estar com o psicológico abalado e se sentindo culpado. Os familiares querem justiça. 

“A gente pede justiça pela vida dele, que esse crime não fique impune, que ele não seja mais um, porque a Justiça não presta. A nossa Justiça é falha e se bobear daqui uns dias ele está solto de novo e não é isso que a gente quer”, desabafou.

LEIA TAMBÉM: 

>> Mulher é morta dentro de carro de aplicativo e amiga fica ferida em Cariacica

>> Sem ônibus e aulas suspensas: saiba como está a situação em Nova Almeida, na Serra, após confrontos

A Polícia Civil informou que o corpo  da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.

O caso segue sob investigação na Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o suspeito foi autuado em flagrante e deu entrada no Centro de Triagem de Viana.

* Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record TV