Polícia

Ramalho cobra mais operações nas divisas do ES: "Não adianta fechar o cerco aqui"

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, é preciso mais operações policiais nas dividas do Espírito Santo com outros estados

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Mais operações policiais nas divisas do Espírito Santo para barrar a chegada de drogas, armas e munição em território capixaba.

Esse foi o principal pedido da Segurança Pública do governo do Estado em reunião em Brasília, numa agenda de aproximação com o Ministério da Justiça

Além do intercâmbio entre as duas pastas, o encontro, realizado no último dia 12, também foi usado pelo Executivo estadual para cobrar do governo federal ações mais efetivas voltadas ao combate à entrada de armas e drogas no Espírito por meio das divisas capixabas com outros estados.

Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, detalhou o pedido feito na reunião.

"O que foi colocado no encontro com o governo federal é que a gente quer mais operações nas divisas do Espírito Santo. Isso ajudaria muito o Estado no enfrentamento à entrada de armas e drogas vindas de outros estados, porque não adianta fechar o cerco aqui, como temos feito, se não tivermos mais operações com foco nas divisas", disse Ramalho.
Foto: Divulgação/Sesp

O secretário também declarou ter pedido junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) uma agenda para discutir a realização de operação mirando o roubo de cargas nas rodovias que ligam o Espírito Santo a outros estados da federação.

"Pontuamos (no encontro com o governo federal) que recentemente havia sido feita operação contra roubo de cargas no Rio de Janeiro e que operação semelhante poderia ser feita aqui", contou.

O assunto deverá ser discutido em breve, em encontro do secretário com a diretoria-geral da PRF em Brasília, em data ainda a ser definida.

Mais de 1.900 armas apreendidas este ano

No dia em que a cúpula de Segurança Pública do Estado embarcou para Brasília, a coluna De Olho no Poder, com Fabi Tostes, do jornal Folha Vitória, trouxe dados envolvendo a apreensão de armas de fogo no Espírito Santo.

Somente no primeiro semestre deste ano, o Estado apreendeu 1.962 armas de fogo. São pistolas, revólveres e armas de grosso calibre que vão parar nas mãos do crime organizado e, consequentemente, nas estatísticas de crimes violentos no Estado. 

Antes de embarcar, Ramalho concedeu entrevista à coluna e adiantou quais deveriam ser os principais pontos do encontro com o governo federal, citando o combate à entrada de armas e drogas no Espírito Santo como um dos mais importantes da agenda.

LEIA MAIS: Entrevista de Ramalho à coluna de Olho no Poder com Fabi Tostes