Polícia

Asilos irregulares são interditados pela Vigilância Sanitária na Serra

Durante a ação, os agentes encontraram os idosos em condições insalubres, sem acesso adequado à alimentação e cuidados necessários

Redação Folha Vitória

Foto: divulgação SESP

Duas Instituições de Longa Permanência de Idosos que estavam funcionando sem alvará nos bairros Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra, foram interditadas pela Vigilância Sanitária na manhã desta quarta-feira (3).

A ação ocorreu durante uma operação deflagrada pela Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (Deppi), em conjunto com a Vigilância Sanitária e o Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra da Prefeitura da Serra.

Durante a ação, os agentes encontraram os idosos em condições insalubres, sem acesso adequado à alimentação e cuidados necessários. Os asilos investigados tinham o hábito de mudar de local com frequência para escapar da fiscalização. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a titular da (Deppi), delegada Milena Gireli, ambos os locais já haviam sido alvo de interdições anteriores. Os proprietários das instituições são conhecidos pela reincidência nesse tipo de prática.

"No primeiro endereço em Jacaraípe, a fiscalização já havia interditado o local e eles simplesmente mudaram para outro endereço para tentar burlar a vigilância. Descobrimos o segundo endereço, porém os responsáveis conseguiram fugir antes da chegada da polícia. Novamente, por meio de denúncias anônimas, conseguimos identificar este novo local", afirmou a delegada.

Após as interdições, os idosos foram encaminhados para casas de acolhimento adequadas.

A investigação da Polícia Civil vai continuar para apurar possíveis casos de maus-tratos e negligência, tanto por parte de familiares quanto de proprietários das instituições.

A delegada Milena Gireli reforçou a importância da fiscalização rigorosa e do cuidado com os idosos que necessitam de assistência especializada. Ela orienta as pessoas pesquisarem bastante sobre as instituições que vão deixar seus familiares.

"Que as pessoas tenham cuidado na hora de contratar esse serviço, porque você está contratando alguém para cuidar de alguém que você ama. Em caso de não ter condição de manter, procure um Cras para que o melhor possa ser feito para o idoso. Porque muitas vezes achamos que estamos fazendo o bem, e o idoso pode estar sofrendo nessas instituições", destacou Milena Gireli.

  LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Foragido cai do quarto andar de prédio ao tentar fugir da polícia em Vila Velha

Pontos moeda