Polícia

Polícia vai rastrear celulares furtados ou roubados no ES

Seiscentas mensagens devem ser enviadas esta semana pelo Whatsapp para suspeitos de furtar, roubar ou receptar aparelhos, segundo a Sesp

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Polícia Civil, anunciou que a partir desta semana começará a rastrear aparelhos celulares furtados e roubados no Espírito Santo. 

Suspeitos de furtar, roubar ou receptar estes aparelhos receberão mensagens pelo Whatsapp, que informarão que os telefones são rastreados. Após receber o aviso, a pessoa deverá comparecer à delegacia e devolver o celular aos policiais. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, a partir desta semana, 600 mensagens serão enviadas. Após a devolução dos celulares, os aparelhos serão devolvidos aos verdadeiros donos. 

"A Polícia Civil esta semana já vai encaminhar 600 mensagens de Whatsapp para pessoas que estão com aparelhos telefônicas e essas pessoas deverão comparecer à delegacia com esses aparelhos. A Polícia Civil vai fazer o procedimento e posteriormente devolver os aparelhos aos reais donos", explica Ricas. 

Ao lado do governador Renato Casagrande (PSB), em publicação nas redes sociais, o secretário alerta que quem teve o celular furtado ou roubado deve fazer o boletim de ocorrência e informar o número de IMEI do aparelho. 

A Sesp informou que caso a intimação e a solicitação de devolução não sejam atendidas, os cidadãos serão procurados por equipes da PCES para a entrega do aparelho e responderão pelas devidas implicações judiciais. 

ES tem 4 cidades entre as 50 com mais roubos e furtos de celulares

Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória estão entre as 50 cidades com maior número de furtos e roubos de celulares no Brasil. Os dados constam na edição de 2024 do Anuário de Segurança Pública, divulgado na última semana. 

Em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação com o ano anterior.

Segundo o chefe da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Diccor), delegado Ícaro Ruginski, a maior concentração populacional na Grande Vitória contribui para esses índices. 

A Polícia Civil do Espírito Santo afirma que tem intensificado suas ações para identificar e prender receptadores de aparelhos roubados.

"A maior concentração de população está aqui na Grande Vitória, por isso a maior parte de furtos e roubos ou de crimes patrimoniais também se concentra aqui em Vitória. O número de furtos e roubos a aparelhos telefônicos reduziu em 11% em relação a 2023 para 2022. Isso acontece graças as ações feitas pela Segurança Pública no Estado", disse o delegado. 

Leia Também: ES tem 4 cidades entre as 50 do país com mais furtos e roubos de celulares

Pontos moeda