Polícia

Com ajuda de cão farejador, PRF apreende cerca de uma tonelada de drogas na BR-101

O cão farejador K9 Urbano foi fundamental para encontrar os entorpecentes

Foto: Divulgação PRF

Quase uma tonelada de drogas foi apreendida pela Polícia Rodoviárias Federal (PRF), nesta segunda-feira (03), em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Os entorpecentes estavam escondidos embaixo de uma pilha de sucata, em um caminhão de aproximadamente 18 metros de comprimento. 

De acordo com o inspetor Valdo, da PRF, ao passar pelo posto da polícia na BR-101, próximo ao km 414, os agentes suspeitaram do veículo. "Ao verificar a origem do caminhão, que ele vinha da região da fronteira, em Mato Grosso, e ao conversar com o motorista, ele se enrolou. Isso chamou atenção". conta. 

Após desconfiar da história do motorista, a PRF resolveu fazer uma fiscalização mais minuciosa. Para isso, eles contaram com o apoio do cão farejador K9 Urbano. Depois de farejar o veículo, o cão sinalizou que, na carroceira, poderia ter drogas. Ao verificar, a polícia conseguiu identificar um tablete de maconha em meio à sucata. 

Para a polícia, o condutor do caminhão disse que o destino da carga seria a Grande Vitória. "O motorista sabia da existência da carga e deixaria o veículo em algum ponto da capital. Isso será verificado", conta. 

Devido a dificuldade para retirar a maconha de dentro do caminhão, o veículo precisou ser encaminhado para a Grande Vitória. Com a ajuda de uma garra mecânica, as geladeiras nas quais a droga estava escondida foram retiradas uma a uma. As imagens foram divulgadas pela PRF no Twitter. 

A polícia acredita que o suspeito não imagina que a droga pudesse ser encontrada pela fiscalização. O inspetor destaca que o cão foi fundamental para achar os entorpecentes. "Ele é treinado! Quando ele indica a possibilidade de drogas, pode desmontar todo o veículo, tirar carga que você encontrará a droga, como aconteceu nessa operação", conta. 

Ainda de acordo com a PRF, um outro carro vermelho estaria dando cobertura para o caminhão durante a viagem. O veículo  foi apreendido e o condutor será ouvido. Já o motorista do caminhão assumiu que estava transportando drogas e foi detido. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

Pontos moeda