Polícia

Tráfico marítimo: grupo que transporta drogas pelo mar é alvo de operação da PF no ES

A organização criminosa utiliza logística portuária de pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais

Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a Operação Tamoios, que tem como objetivo combater o tráfico internacional de drogas, com foco no transporte marítimo. No Espírito Santo, são cumpridos quatro mandados de busca e dois de prisão. 

Aproximadamente 60 policiais federais cumprem 12 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Na investigação, que durou cerca de dois anos e contou com o apoio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a Polícia Federal apreendeu mais de 200 kg de cloridrato de cocaína, 14 veículos de luxo, 6 imóveis de alto padrão em Guarapari e no Rio de Janeiro, além de R$ 827.000,00 em espécie, até o momento.

Leia também: PF no ES terá especialista na luta contra o tráfico internacional de drogas

A investigação apurou que a organização criminosa utiliza logística portuária de pequenas embarcações pesqueiras e mergulhadores profissionais. 

Os investigados, usando o subterfúgio da pesca artesanal e do mergulho, realizam de forma organizada o transporte de grandes carregamentos de cloridrato de cocaína para o Porto de Rotterdam, na Holanda.

A maioria dos integrantes da organização criminosa, que operavam em conjunto com organizações transnacionais, são do Rio de Janeiro e transportavam a droga até Espírito Santo, de onde embarcavam para a Europa.

Chefão do tráfico de drogas é preso em casa luxuosa 

No dia 10 de agosto, a Polícia Federal no Espírito Santo deflagrou a Operação Párvulo, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas interestadual e desmantelar uma organização criminosa que atua em quatro Estados.

Divulgação / Polícia Federal
Divulgação / Polícia Federal
Divulgação / Polícia Federal

Foram cumpridos doze mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e vinte mandados de busca e apreensão em residências e empresas de Vitória, Guarapari, Conceição da Barra, no Espírito Santo, além de Foz do Iguaçu (PR), Imbituba (SC) e Belo Horizonte (MG).

Também foi determinado o bloqueio judicial de contas bancárias ligadas aos investigados.

A operação contou com a participação de aproximadamente 100 policiais federais, com o apoio do Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal.

O objetivo é a obtenção de novos elementos de provas para desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual de drogas que operava em quatro Unidades da Federação.

Saiba mais: Chefão do tráfico de drogas é preso pela PF em casa luxuosa de Guarapari

Pontos moeda