Polícia

VÍDEO | Suspeitos invadem e furtam antiga sede da prefeitura de Vila Velha

A Associação de Moradores do Centro do município localizou o atual proprietário, que relatou que irá fechar o prédio para evitar que novos crimes aconteçam

Foto: Reprodução TV Vitória

Relatos de insegurança na região do Centro de Vila Velha não são raros. Nem mesmo a antiga sede da prefeitura do município escapa da ação dos criminosos. Registros de arrombamentos, roubos e furtos são frequentes.

Moradores e comerciantes já gravaram diversos vídeos de pessoas pulando o portão do prédio conhecido como "tijolinho". Em um deles, é possível ver um rapaz com a camisa de um time de futebol saindo do imóvel. Em seguida, aparece outro homem carregando objetos que conseguiu tirar do local.

Em outro vídeo, um homem sai do local com peças de alumínio. Segundo testemunhas, o suspeito e um comparsa passaram por baixo do portão para conseguir entrar.

Além das constantes invasões, a população também precisa conviver com o barulho feito pelos criminosos durante os crimes. 

Moradores compraram grades para evitar invasões

Com medo de ter a residência invadida, alguns moradores têm investido em segurança e colocado grades para tentar se proteger. "Nosso investimento já foi de mais de R$ 5 mil com grades e cerca. Os prédios são muito colados. Corre o risco deles pularem para o nosso prédio", disse. 

Um morador, que mora ao lado do prédio, contou que o filho também tem medo de ter a casa invadida e, sempre que ouve um barulho estranho, o adolescente acorda assustado. 

O prédio do "tijolinho" não pertence ao morador, mas para se sentir protegido o homem comprou correntes e cadeados para fechar o portão. 

"Só de corrente e cadeado eu já gastei mais de R$ 500 mil. Já soldei um dos portões, eles já quebraram", contou. 

Sem se intimidar, os suspeitos entram e saem pulando o portão na frente de qualquer pessoa. Um dos flagrantes aconteceu na última semana. Os criminosos arrombaram o portão e, segundo moradores, quebraram o relógio de água. 

A Associação de Moradores do Centro de Vila Velha entrou no caso na tentativa de ajudar a solucionar o problema. A presidente da associação, Maira Cristina Sassi, afirma que conseguiu a identificar e chegar até os proprietários do prédio.

"A associação está em negociação com os proprietários para que haja um movimento de proteger o prédio. É interessante eles protegerem o patrimônio deles. É um prédio bem localizado, em frente uma pracinha. É triste ver isso acontecendo", contou. 

A presidente da associação informou que os proprietários do prédio relataram que, até o final da próxima semana, o local estará fechado com blocos. Os responsáveis disseram que uma empresa vai ao local para fazer os levantamentos dos serviços para iniciar os trabalhos.

A Coordenação de Posturas, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha, informou que enviou uma equipe para notificar o proprietário do imóvel para realizar as adequações no loca, sendo passível de multa no caso de descumprimento do prazo.

A Guarda Municipal também informou que realiza patrulhamento preventivo no entorno na região diariamente e reforça a importância do acionamento, por meio da central, no momento que for flagrado alguma atividade suspeita. O telefone é (27) 3219-9929.

A reportagem do Jornal Online folha Vitória procurou, mas não conseguiu contato com o dono do imóvel.

*Com informações do repórter Douglas Camargo, da TV Vitória/Record TV. 

Pontos moeda