Seja para revenda, desmanche ou para cometer outros crimes, é cada vez maior o número de furtos e roubos de motocicletas no Espírito Santo. Só nos primeiros seis meses deste ano foram 2.063 ocorrências, sendo, deste total, 1.228 só na região da Grande Vitória. O número já ultrapassa o do primeiro semestre do ano passado quando foram registrados 1829 episódios de furto ou roubo de motos.
Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). É como se, só neste ano, cerca de 11 motos fossem roubadas ou furtadas por dia em todo o Estado.
Uma das vítimas que fazem parte dessa triste estatística, que não quis se identificar na entrevista para a equipe da TV Vitória/Record TV, disse que teve a moto furtado no dia 11 de julho deste ano, em frente a sua casa, no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha.
Ele lembra que ficou entre 16h até 19h dentro da sua residência e, ao sair, a motocicleta não estava mais lá. Para Silva, foi um prejuízo muito grande, pois era seu meio de trabalho, pois é motoboy. Ele destacou que, neste mesmo dia, houve mais três casos de roubo na região em que mora.
LEIA TAMBÉM: Motorista de aplicativo é executado a tiros na Serra; mais de 40 balas ficaram pelo asfalto
O rapaz falou que o bairro é rota de fuga tanto para a avenida Leste Oeste quanto para acessar a região de Terra Vermelha, local, apontado por moradores, como local de desmanche de veículos roubados.
“Foi tudo muito rápido. Em 15 segundos, eles quebram a ignição e levam a moto. Estou há cinco semanas sem trabalhar. Recebo ajuda dos parentes e amigos. A motocicleta tinha seguro mas o que eu recebi não é suficiente para comprar uma outra moto porque tudo está caro”, lamentou.
Ele registrou boletim de ocorrência mas veículo não foi recuperado. A moto é uma Honda Broz 160, de cor branca, de placa PPP0E50.
Furto e roubo de motos no Espírito Santo
Ano de 2021
Motos roubadas: 968
Motos furtadas: 2491
Total = 3459 (de janeiro a dezembro) e 1829 (de janeiro a junho)
Ano de 2022
Motos furtadas (janeiro a junho de 2022): 1568
Motos roubadas (janeiro a junho de 2022): 495
Total: 2063 (janeiro a junho)
No início de agosto, em Nova Itaparica, em Vila Velha, o vendedor Henry Morgado também teve a moto furtada na porta de casa. Além do prejuízo, teve que lidar com pessoas que, querendo se aproveitar da situação, desejavam aplicar golpes de extorsão.
Ele disse que um desconhecido entrou em contato dizendo que estava com a motocicleta. “Não chegou a falar de valor porque eu já achei estranho. Falou que a moto estava com ele, que não queria envolver ninguém, nem polícia. Era só eu chegar com o dinheiro que ele me devolvia a moto. Disse que iria marcar um local para o encontro. Vi logo que se tratava de um golpe e não aceitei a proposta”, recorda.
Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV