Polícia

Lei Maria da Penha: desafio maior é comprovar violência psicológica contra mulher, dizem autoridades

Prestes a completar 20 anos, legislação que protege mulheres foi atualizada para punir este tipo de conduta criminosa

Foto: Reprodução TV Vitória

A Lei Maria da Penha representa um avanço importante no enfrentamento da violência contra a mulher. Mas ainda existem algumas dificuldades. Além da demora da Justiça em punir os agressores, outro problema é com a violência psicológica, nem sempre fácil de ser provada judicialmente. 

A entrevistada, que não vai ser identificada, há sete anos é vítima dessa violência invisível, que deixa marcas tão ou até mais profundas do que a agressão física. 

"Ele manda áudios de ameaça. Sempre deixa a entender que vai fazer algo comigo. Ele sabe onde eu estou. Às vezes, tenho impressão que sabe realmente porque ele descreve como estou vestida e o que eu estou fazendo. Fico com a impressão que sou vigiada por ele o tempo todo", relata, assustada.

Foto: Reprodução TV Vitória

Ela diz que já levou prints e áudios de conversas com o agressor para a delegacia, mas afirma que o assunto não é tratado da forma como deveria pelas autoridades.

"Na Delegacia da Mulher, eles fazem o boletim de ocorrência e dizem que vão continuar o processo. Perguntam se eu quero representar contra ele e eu digo que sim. Passa um tempo e apenas aparece um oficial de Justiça na minha casa para dizer que tudo foi arquivado por falta de provas", lamenta.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

O Ministério Público Estadual admite a dificuldade para enquadrar a violência psicológica nas formas da lei. Este foi um dos principais temas abordados no encontro estadual sobre a Lei Maria da Penha, ocorrido nesta sexta-feira (05), em Vitória.  

Cristiane Esteves Soares, promotora de Justiça do Nevid, o núcleo do Ministério Público responsável pelo assunto, afirma que após a mudança no Código Penal ocorrida no ano passado, a expectativa é avançar no enfrentamento contra a violência psicológica. 

Foto: Reprodução TV Vitória
Cristiane Esteves Soares, promotora de Justiça, lembra que houve recentemente alteração legislativa para tipificar o crime de violência psicológica contra a mulher

"Recentemente, tivemos uma alteração legislativa para tipificar o crime de violência psicológica, que é o que causa dano emocional e que pode ser comprovada através da palavra da vítima, mensagens de WhatsApp, áudio, textos, testemunhas e não necessariamente através de um laudo psicológico, que demonstre esse abalo emocional na saúde mental da mulher em situação de violência", diferencia.

No próximo domingo (07), a Lei Maria da Penha vai completar 16 anos. Aqui no Espírito Santo, entre janeiro e junho deste ano, ocorreram 1.125 prisões em flagrante com base na lei. No mesmo período, cerca de 6.800 medidas protetivas foram requeridas, e quase 5 mil aceitas. Cerca de 46 mulheres morreram vítimas de violência. 

Foto: Reprodução TV Vitória
A psicóloga Aline Hessel diz que os efeitos desse tipo de assédio prejudica e desestrutura a vítima em todos os aspectos

A psicóloga Aline Hessel diz que os efeitos desse tipo de assédio prejudica e desestrutura a vítima em todos os aspectos. "Os danos que a violência doméstica pode gerar nas mulheres vão além das questões físicas, patrimoniais, morais. Qualquer uma dessas violências praticadas contra a mulher, obrigatoriamente, terá um impacto na saúde mental e nas questões psicológicas dela", descreve.

A promotora incentiva todas as mulheres a não se calarem. "É importante que ela faça essa denúncia, que as pessoas que a conhecem e que fazem parte de seu círculo de amizade também a informem, que deem aquele toque de amigo para alertar. Porque muitas delas sequer têm conhecimento que vivem numa reação abusiva", recomenda. 

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda