"Não ficarão impunes", diz delegada sobre assédio sexual contra mulheres
Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher falou sobre a prisão do suspeito de assediar uma mulher enquanto ela passeava com o cachorro, em Vitória
O suspeito de assediar uma mulher em uma rua do Bairro República, em Vitória, foi preso no fim de semana. O caso ganhou repercussão após a divulgação das imagens de uma câmera de segurança.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Nas imagens registradas na última quarta-feira (23), a vítima aparece passeando com o cachorro. De repente, o suspeito surge em uma bicicleta e apalpa a mulher.
Segundo a polícia, Matheus dos Santos Vasconcellos confessou o crime. O rapaz de 25 anos também teria envolvimento em outros casos de importunação sexual.
A chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, comentou sobre o caso na manhã desta segunda-feira (28). Ela destacou o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar e frisou que envolvidos em casos de assédio e importunação sexual não ficarão impunes.
"A violência contra a dignidade sexual da mulher é uma das piores que uma mulher pode sofrer. Fere o corpo, fere a liberdade e fere a dignidade sexual. Infelizmente, na nossa sociedade, ainda temos o machismo estruturado. São homens que praticam crimes e objetificam mulheres. Nós temos que lembrar que esses criminosos não passarão impunes."
LEIA TAMBÉM: Ciclista que assediou mulher é preso na casa da mãe e confessa o crime
A delegada destacou ainda que diversas mulheres são vítimas de crimes sexuais em todo o mundo e pediu apoio da população para denunciar os envolvidos nesse tipo de crime.
"Mulheres são diariamente vítimas de diversos crimes contra a sua liberdade, contra a sua dignidade sexual. Crimes como estupro, importunação sexual em atividades do cotidiano, em um ponto de ônibus, em uma caminhada", disse.
A orientação da polícia é para que quem presenciar qualquer tipo de crime contra a dignidade sexual da mulher denuncie à Polícia Militar pelo telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia 181.
"Temos que lembrar que mulheres que amamos estão na sociedade e podem ser vítimas desse crime. Nós temos que lembrar que essa luta não é somente das mulheres, mas de toda a sociedade", frisou.
LEIA TAMBÉM: Adolescentes desaparecidos no ES: entenda por que as buscas foram suspensas
Veja o que disse a delegada Cláudia Dematté
Suspeito de assediar mulher é preso na casa da mãe
O ciclista que assediou uma mulher no Bairro República confessou o crime. Matheus foi localizado na casa da mãe dele, na Praia de Carapebus, na Serra, no último sábado (26).
A divulgação das imagens do crime que aconteceu na última quarta-feira (23) foi, segundo a polícia, fundamental para identificar o jovem.
"Dessa vez, tínhamos a captura da imagem, que mostrou o rosto dele. Até então, tínhamos relatos, mas não a identificação e nem o rosto. A partir do momento que a câmera pegou ele de frente, foi possível identificá-lo e prendê-lo", destacou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.