Polícia

OAB-ES cobra apuração e secretário garante que confronto na Leitão da Silva será investigado

Presidente da OAB-ES pediu severa investigação após um trabalhador ser baleado durante um confronto armado entre criminosos e policiais na segunda-feira (28)

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

O secretário de Segurança Público do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, garantiu que o confronto armado entre criminosos e agentes das forças de segurança que ocorreu Avenida Leitão da Silva, em Vitória, será investigado.

Na troca de tiros que aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), quatro pessoas foram baleadas, entre elas, um trabalhador que não tinha envolvimento com a ocorrência. Um dos suspeitos baleados não resistiu aos ferimentos e morreu.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram

Após o caso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, fez uma publicação em uma rede social em que pede apurações severas sobre o caso que deixou um inocente ferido.

"Infelizmente tivemos intensa troca de tiros em Vitória, na Avenida Leitão da Silva. Informações dão conta que um cidadão inocente foi baleado. É preciso investigar profundamente se os padrões de segurança na abordagem foram observados e todas as cautelas para preservar a vida dos cidadãos inocentes no entorno da ocorrência. Esperamos e vamos cobrar apurações severas sobre o caso", escreveu.

LEIA TAMBÉM: Leitão da Silva: carro usado em perseguição foi roubado de professora na Praia do Canto

Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (29) ao ES NO AR, da TV Vitória/Record TV, o secretário disse que respeita a avaliação de Rizk Filho, mas frisou os desafios dos confrontos armados em que os policiais são submetidos.

"Respeitamos profundamente o comentário e a avaliação do presidente da OAB-ES, que tem todo o nosso respeito, mas só quem participa de um confronto armado sabe da dificuldade. Por mais que a gente tenha treinamento, o confronto armado é sempre uma dificuldade de raciocínio, requer que a gente responda em fração de segundos", destacou o secretário.

LEIA TAMBÉM: Granada é encontrada em carro de suspeitos após tiroteio na Leitão da Silva

Ramalho frisou ainda que haverá investigação do caso, assim como ocorrem em todas as ocorrências policiais.

"Certamente tudo será investigado, tudo será acompanhado pelo Poder Judiciário, pelo Ministério Público e pelas Corregedorias, como sempre é feito", finalizou.

Ao Folha Vitória, o presidente da OAB-ES destacou que é preciso investimentos para melhorar o efetivo e as atividades de inteligência. 

Creio que os investimentos em cursos para melhorar preparar o efetivo e atividades de inteligência de investigação possam minorar as situações de franco enfrentamento como a que vimos nesta segunda-feira, pois a vida de dezenas de inocentes foram expostas num tiroteio de umas das ruas mais movimentadas do Espírito Santo”, destacou Rizk Filho.

Quem são as pessoas baleadas na Leitão da Silva?

Segundo informações apuradas pelo repórter Lucas Melo, da TV Vitória/Record TV, o homem que morreu no confronto seria Cleiton Gomes Serafim, de 24 anos. De acordo com a polícia, ele era fugitivo do sistema penitenciário e tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

LEIA TAMBÉM: "Foi um livramento divino", diz advogado em carro atingido na Leitão da Silva

Os outros dois baleados que estavam no carro foram identificados como Jonathan dos Santos Silva e Fernando João dos Santos. Os dois tiveram ferimentos, foram socorridos e não apresentam estado grave.

A vítima de bala perdida também foi socorrida e hospitalizada. O homem não corre risco de vida.

*Com informações da TV Vitória/Record TV.