Polícia

Polícia faz a maior apreensão de fentanil do ES e alerta: "Altamente perigoso"

Além do fentanil, foram encontrados pinos de crack e cocaína. A polícia acredita que substância é usada para potencializar os efeitos de outras drogas

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / Polícia Militar

Durante um patrulhamento no Morro da Floresta, no bairro Gurigica, em Vitória, a Polícia Militar apreendeu 197 frascos de fentanil, uma droga perigosa que tem uma potência 50 vezes maior do que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina.

A quantidade se configura como a maior apreensão da droga feita no Espírito Santo. Além da substância, também foram apreendidos 206 pinos de crack, 548 pinos de cocaína e 1,6 kg de cocaína.

Leia também:

> Advogados são alvos de investigação por serem "pombo-correio" de traficantes presos

> Mais de 2,5 milhões de carros têm airbags defeituosos no Brasil; veja o que fazer

> Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

Em entrevista à TV Vitória/Record, o tenente Moraes, que esteve no patrulhamento, informou que a suspeita é que a droga seja utilizada para potencializar os efeitos de outras drogas.

"É uma droga poderosíssima e potente. O próprio manuseio da droga é altamente perigoso por conta da alta absorção. Temos que ter um cuidado muito grande até mesmo para apreender. A gente ainda caminha para identificar como essa droga está sendo utilizada na mistura para cocaína ou crack. Tudo leva a crer, com as apreensões, que o fentanil está sendo utilizado para potencializar as drogas que são vendidas nas bocas de fumo", contou. 

Durante o patrulhamento, os policiais avistaram diversos suspeitos que, ao perceberem a presença das equipes, fugiram rapidamente do local. 

As drogas foram encontradas após os militares seguirem o grupo. O material foi entregue na 1ª Delegacia Regional de Vitória. Nenhum suspeito foi detido.

O que é fentanil?

Apesar da produção e do uso legal para a medicina, como anestésico, o composto químico tem se tornado alvo de traficantes de droga no Brasil.

Além da preocupação em torno da ilegalidade e da alimentação do tráfico de drogas, outro fator que assusta as autoridades é o forte poder de destruição que a droga é capaz de causar no organismo dos usuários.

Com uma potência 50 vezes maior do que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina, o fentanil tem sua raiz na medicina, sendo sintetizado nos anos 60 como um anestésico. Porém, tem deixado de ser simplesmente um material hospitalar e passado a integrar esquemas de tráfico de drogas.

*Com informações de Vitor Zucolotti, repórter da TV Vitória/Record.


Pontos moeda