Resgate de Nikael: bombeiro conta como corpo de menino foi achado no rio Doce
De acordo com o tenente Braga, do Corpo de Bombeiros, diversos fatores dificultaram o resgate, como o difícil acesso da área onde o corpo do garoto estava
O Corpo de Bombeiros precisou utilizar um barco para retirar o corpo de Nikael Andrade Araújo, de 8 anos, do rio Doce, em Linhares, região Norte do Espírito Santo na quarta-feira (14).
De acordo com o tenente Braga, do Corpo de Bombeiros, diversos fatores dificultaram o resgate, como o difícil acesso da área onde o corpo estava e a densa vegetação às margens do rio.
LEIA TAMBÉM:
Nikael foi encontrado morto sem bermuda dentro do Rio Doce em Linhares
“Um dos piores crimes que já trabalhei”, diz delegado sobre caso Nikael
Caso Nikael: corpo de menino morto em Linhares pode ficar até 10 dias no DML
"O acesso pela margem não estava fácil, então tomamos a decisão estratégica de acessar o local por dentro do rio, com embarcação. Mobilizamos a embarcação e alguns militares a mais, acessamos o rio já no bairro Aviso mesmo onde foi localizado o corpo", relatou.
O corpo de Nikael foi encontrado cerca de quatro dias após o desaparecimento do garoto, que ocorreu no sábado.
Ainda segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, não há como precisar a forma como o corpo do menino chegou à margem do rio, se ele foi arrastado pela correnteza ou colocado no local por alguém.
"Às margens do rio você encontra muita vegetação, ela facilita com que qualquer corpo que venha pelo rio fique depositado naquele ponto. Ainda não dá para confirmar se ele foi deixado ali ou foi arrastado", disse.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
O desaparecimento
Nikael desapareceu na tarde de sábado (10), enquanto brincava com amigos na rua Santa Catarina, no bairro Aviso, onde morava com a família. Os colegas do menino relataram que ele entrou em um carro de um homem que lhe ofereceu doces. O suspeito estava em um carro branco.
"Existe essa história de que um homem em um carro branco teria oferecido doces ou balas para essa criança e levado ele. Nós estamos trabalhando para poder identificar essa pessoa, esse carro e testemunhas que possam ajudar a elucidar esse crime", relatou o delegado Fabricio Lucindo, responsável pelo caso.
O corpo de Nikael foi reconhecido no Serviço Médico Legal (SML) de Linhares e em seguida encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML), em Vitória, devido ao estado avançado de decomposição. Será necessário passar por exames de DNA, o que pode demorar cerca de 10 dias.
A irmã de Nikael, Iara Costa, 22 anos, contou que a família está em choque com a morte do menino. Ela disse que inicialmente havia apenas boatos sobre um corpo encontrado no rio Doce, mas a confirmação veio quando o marido da mãe de Nikael e uma prima foram ao local e reconheceram o corpo.
"Minha mãe está sem condições, dormindo à base de remédios. Ela só chora, só fala que o filho dela vai voltar, que isso não é verdade, que ela está em um pesadelo, que vai acordar e ele vai estar ao lado dela", disse.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record