Polícia

Suspeito de liderar quadrilha de furtos em veículos é preso em Vitória

A quadrilha estava em atividade há pelo menos um ano e agia em bairros como Praia do Canto, Mata da Praia e Jardim Camburi

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução/sesp

Robson Manuel Soares, de 28 anos, suspeito de liderar uma quadrilha de furtos em veículos em bairros nobres de Vitória foi preso após uma investigação da Polícia Civil na casa da namorada, no bairro Itararé, na capital. 

Os furtos funcionavam da seguinte forma: os criminosos utilizavam um aparelho que fazia com que as fechaduras eletrônicas dos veículos não funcionassem, com isso, os suspeitos conseguiam furtar itens que estavam dentro dos carros sem serem detectados. 

Além disso, em alguns casos, os suspeitos arrombavam as janelas dos carros e retiravam os objetos de dentro dos carros das vítimas. A organização criminosa contava com pelo menos seis pessoas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A quadrilha estava em atividade há pelo menos um ano e agia em bairros como Praia do Canto, Mata da Praia e Jardim Camburi. 

A investigação foi auxiliada pelo serviço de Inteligência da Guarda Municipal, que conseguiu identificar os carros utilizados pelos suspeitos. 

Em um dos casos, ocorrido em um supermercado de Jardim Camburi. As vítimas saem do carro e entram no estabelecimento. No mesmo estacionamento, os suspeitos encostam o veículo atrás do automóvel das vítimas. 

Um homem de camisa branca sai do carro, checa se as vítimas estão voltando e logo depois abre o veículo com o equipamento utilizado nos furtos. Ele sai do carro carregando diversas sacolas pelo banco do carona. 

Em outro caso, os criminosos furtam equipamentos na calçada de uma farmácia, além do aparelho, os homens utilizam uma lanterna tática. 

A polícia chegou a Robson Manuel após um furto na Praça da Ciência, na Praia do Canto, em que os criminosos conseguiram furtar instrumentos musicais do carro de um músico. 

Os policiais conseguiram rastrear os equipamentos e encontrou, na casa da namorada do suspeito, diversos outros itens furtados. 

"Nós prendemos o líder dessa associação criminosa, o indivíduo que coordenava todas essas ações e havia pelo menos quatro indivíduos envolvidos, inclusive a companheira desse indivíduo que receptava esses materiais e depois revendia", explicou o delegado Diego Bermond. 

Ainda segundo o delegado, foi expedido um mandado de prisão para a namorada do suspeito, por receptação. Os demais membros da quadrilha foram indiciados por crimes como furto mediante fraude e furto qualificado. 

"Essa associação criminosa se utilizava do furto qualificado pelo arrombamento e pelo furto mediante fraude, porque sabemos que eles se utilizavam de um dispositivo para o carro não trancar e então quando a vítima ia fechar o veículo, ela não conseguia e eles não tinham dificuldade de entrar", afirmou. 

Leia Também: Juízes e advogados são alvos de operação do MPES contra corrupção

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record 


Pontos moeda