Polícia

Após confrontos, polícia faz operações na Grande Vitória

Nesta quinta e sexta-feiras, três operações foram realizadas em pontos estratégicos para combater a violência no Espírito Santo

Foto: Divulgação/Sesp

Após confrontos e protestos que ocorreram em bairros de Vitória nos últimos dias, diversas operações foram realizadas na Grande Vitória para combater a criminalidade. Além das ações ocorridas na noite desta quinta-feira (16), policiais cumprem mandados no chamado Território do Bem, na capital.

Na manhã desta sexta-feira (17), a Polícia Civil deflagrou a Operação Sicário, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e mais de 40 mandados de busca e apreensão, com foco principalmente no Bairro da Penha e adjacências, além de outros pontos da Grande Vitória.

Na noite de quinta, a Operação Estado Presente foi realizada nos bairros Nova Rosa da Penha e Flexal, em Cariacica. A ação realizou policiamento ostensivo em áreas conflagradas da Grande Vitória, com foco na repressão às ações criminosas, abordagens e saturação de regiões de vulnerabilidade.

O efetivo em terra foi de 55 agentes de segurança pública, divididos em 20 viaturas. Uma equipe do NOTAer sobrevoou o local.

Durante a tarde, foi realizada a Operação Saturação. Devido aos constantes registros de disparos de arma de fogo e confrontos entre indivíduos ligados ao tráfico de drogas, a Polícia Militar, através do Comandado de Policiamento Ostensivo Especializado (CPO-E), realizou a ação nos bairros da Grande São Pedro, incluindo Nova Palestina e Resistência, além de intensificar o policiamento também nos bairros Andorinhas e Itararé, em Vitória.

Foto: Divulgação/Sesp

Operação ostensiva em bairros de Vitória

Entre as operações, os bairros Andorinhas e São Pedro, em Vitória foram alvos das ações policiais. A operação da Polícia Militar aconteceu, inclusive, em bairros onde estão sendo registrados tiroteios, resultado da guerra do tráfico de drogas.

Ao todo, são cerca de 130 pontos de bloqueio montados pela polícia. Um deles foi feito na entrada do bairro Andorinhas, palco de confrontos intensos nas últimas semanas.

Militares também montaram cerco para criminosos na região da Grande São Pedro. Como em Nova Palestina, por exemplo, em que troca de tiros foram registradas essa semana.

Foto: Reprodução TV Vitória

"Comando de Tropa Especial, atuamos especialmente em áreas um pouco mais conflagradas, onde se faz muito necessário uma intervenção policial mais técnica mais qualificada, para a gente tentar, pacificar e resgatar a ordem pública para a comunidade ordeira deste Estado", disse Coronel Pimenta. 

Operação em todo Estado

Na noite de quinta-feira (16), uma operação tomou conta dos bairros de Cariacica com intuito de combater o tráfico de drogas na região. De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Alexandre de Ramalho, as operações vêm acontecendo em todo Estado.

"Está sendo feita na verdade em todos os municípios. Semana passada fizemos em Vitória, Vila Velha, Serra e em Cariacica. Faremos em Viana e ontem estávamos em Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa. Estamos rodando a Estado todo de forma integrada, pois quantos nos integramos o esforço de cada instituição é menor".

Mais de 50 agentes de segurança pública participaram da ação, entre eles o Notaer, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Agentes da Guarda de Trânsito de Cariacica, receberam o comando de entrar nos bairros Flexal I e II e Nova Rosa da Penha em busca de criminosos. Segundo o secretário, são áreas de intensos conflitos.

Foto: Reprodução TV Vitória

"Além da comunidade nos demandar e a imprensa cobrir diariamente reportagens nesses locais onde a comunidade pede mais segurança, o mapa do crime também aponta que são locais que tem ocorrido uma maior incidência de homicídio por conta da rivalidade do tráfico de drogas", disse Alexandre.

O objetivo da operação, segundo a Sesp, é realizar policiamento ostensivo em áreas de intensa criminalidade. Durante a noite foram feitas abordagens e saturação das regiões de vulnerabilidade.

" Objetivo é trazer ostensividade, segurança, cumprir a cartilha do Estado Presente que é a redução de homicídios no Espírito Santo. Trabalhando de forma integral e levando segurança para essas comunidades", contou o secretário.