Polícia

Prefeito de Santa Leopoldina compara assalto a bancos aos crimes de "novo cangaço"

Moradores da cidade da região Serrana do Espírito Santo relataram momentos de terror na madrugada desta sexta-feira (30) após ouvirem explosões e muitos tiros

Foto: Gabriel Cavalini | TV Vitória

Três agências bancárias foram invadidas no Centro de Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, durante a madrugada desta sexta-feira (30). Os moradores contaram que viveram momentos de terror após os muitos tiros e explosões.

O prefeito da cidade, Romero Luiz Endringer, conversou com o Folha Vitória e comparou a ação dos criminosos ao “novo cangaço”, modalidade de crime em que grupos fortemente armados exercem domínio sobre pequenas cidades, impedindo a polícia de atuar.

O gestor municipal relatou o desespero vivenciado pelos moradores durante a madrugada.

Foi uma noite de terror. Foram muitos tiros, cerca de 30 minutos. Eles interditaram vias, fizeram um caminhoneiro refém, fuzilaram os pneus dos carros da polícia e efetuaram vários disparos no Destacamento da Polícia Militar. Foi uma ação como as do cangaço. Ninguém ousou colocar a cabeça na janela“, disse.

Para o gestor municipal, o grupo que agiu nesta madrugada no município é especializado em assaltos a bancos e pode ter vindo de outro Estado. 

“A nossa cidade tem muitos usuários de drogas, como em toda cidade. Esse é um problema que já existe no interior. Mas esse grupo que agiu nessa madrugada é especializado.” 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Alguns moradores acreditam que a ação dos criminosos tenha relação com o pagamento dos servidores municipais, realizado nesta sexta-feira. O prefeito, no entanto, não acha que isso tenha sido o único motivo. 

“Não relacionamos só ao pagamento. Os servidores têm cartão e, por isso, não sei se o assalto aos bancos teria ligação. Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa sobre o motivo. Somente as investigações poderão apontar isso”, pontuou.   

Segundo Romero, o serviço público está funcionando normalmente nesta sexta-feira. A maioria do comércio voltou a abrir, mas alguns trabalhadores estão assustados e, por isso, preferiram permanecer fechados.

Criminosos fazem caminhoneiro refém, derrubam árvores e furam pneus de viaturas em Santa Leopoldina

Em entrevista ao ES no Ar, da TV Vitória/Record TV, o secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Marcos Celante, relatou como foi a ação dos criminosos no município, que contou com dinamites e armas pesadas, como fuzis.

“Por volta de 1h da madrugada, oito a dez criminosos, ainda estamos confirmando esse número, em dois a três veículos, chegaram na cidade. Inicialmente, na Estrada de Barra de Mangaraí, eles tomaram um motorista como refém. O caminhão dele foi colocado atravessado na pista. O motorista foi levado ao Centro”, disse.

De acordo com o secretário, os suspeitos também usaram troncos de árvores para bloquear outros acessos ao município

“Eles tentaram acessar o Destacamento da Polícia Militar, mas não obtiveram êxito. Eles dispararam tiros de fuzil contra os pneus das viaturas. Os policiais que estavam no local acionaram o reforço. Imediatamente, o Batalhão de Missões Especiais e da Força Tática de Cariacica vieram para o município”, disse.

Durante a ação, os criminosos efetuaram vários tiros e provocaram explosões na cidade. 

“Antes da chegada do reforço policial, houve explosão em três bancos, Sicoob, Banestes e Banco do Brasil. As esquipes de investigação já estão no local, tentando identificar imagens e informações que ajudem a identificar esses criminosos.”

Ainda segundo o secretário, uma dinamite foi encontrada nesta manhã em uma das agências. O esquadrão anti-bombas foi acionado e esteve no local. O artefato foi retirado e detonado com segurança.

Vídeo mostra parte da ação de criminosos em Santa Leopoldina

Polícia Federal acompanha o caso

Segundo a Polícia Federal, o superintendente enviou uma equipe para o local nas primeiras horas da manhã para acompanhar de perto o caso. No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa, ainda não há informações que possam ser divulgadas.

Moradores acharam que primeira explosão fosse de transformador de energia

Para a reportagem da TV Vitória/Record TV, os moradores da região contaram que estão muito assustados e que, por conta do barulho de bombas e tiros de fuzil, ninguém conseguiu dormir no resto da noite. 

LEIA TAMBÉM: Câmeras registram momento que grupo armado chega em Santa Leopoldina. Veja!

Os moradores relataram ainda que, após a primeira explosão, pensaram que poderia ter sido algum transformador de energia. Depois, como os barulhos continuaram, começaram a desconfiar de que algo errado estava acontecendo.

Crime semelhante foi registrado no ES em 2018

A última vez que crime semelhante foi registrado no Espírito Santo foi em 2018, quando criminosos explodiram uma agência bancária em Santa Maria de Jetibá, também na região Serrana.

Comerciantes que trabalham próximo ao local contaram, na época, que a agência teria sido invadida por criminosos por volta 01h40. Ainda segundo comerciantes, os criminosos teriam explodido o banco e depois levado dinheiro dos caixas eletrônicos. A agência ficou destruída.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.