Polícia

Dono de fazenda em Linhares é preso após flagra de furto de energia

Além do processo criminal, segundo a concessionária de energia, o proprietário da fazenda também será multado e terá que pagar pela energia furtada

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução

A Polícia Civil, em conjunto com técnicos da EDP, realizou nesta quinta-feira (26) uma operação em uma fazenda de café no distrito de Rio das Palmas, em Linhares, onde foram identificados desvios de energia por meio de ligações diretas em dois medidores, caracterizando furto de energia elétrica.

Durante a abordagem, o proprietário da fazenda tentou fugir, mas foi detido pela polícia. O furto de energia, conforme previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, é classificado como crime com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.

LEIA TAMBÉM:

>> Adolescente do ES se comunicava em inglês com grupos neonazistas no Whatsapp

>> Clínica na Serra é invadida três vezes no mesmo final de semana

>> Quadrilhas usam redes sociais para saquear cargas no ES

Devido à tentativa de fuga e resistência, a ocorrência foi registrada como furto qualificado, e o suspeito foi preso em flagrante, sem direito a fiança, sendo encaminhado à delegacia.

Além do processo criminal, o proprietário da fazenda será responsabilizado financeiramente, conforme a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele deverá pagar por toda a energia não faturada durante o período da fraude, além de arcar com os custos administrativos da regularização.

O furto de energia prejudica todos os consumidores. De acordo com as normas da Aneel, as tarifas de energia incluem as perdas elétricas, o que significa que parte dos custos da energia furtada é repassada a todos os usuários da rede.

Perigos do furto de energia

Além dos prejuízos financeiros, o furto de energia é extremamente perigoso. Fraudes como essa podem sobrecarregar a rede elétrica, provocando interrupções no fornecimento, danos a equipamentos e queda na qualidade da energia para a população.

A EDP alerta que está intensificando o combate a esse crime e incentiva a população a denunciar casos de irregularidade anonimamente por meio do site da empresa ou pelo telefone 0800 721 0707.